12/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Iniciadas as operações do Ciopaer, Batalhão de Divisas e Raio no Cariri

A segurança pública do Ceará ganhou importante reforço desde a manhã deste sábado (11), quando o governador Camilo Santana inaugurou as atividades de três importantes forças de combate à criminalidade no Interior vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Juazeiro do Norte presenciou a implantação da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar Região do Cariri; e a instalação do Batalhão de Divisas nas fronteiras do Cariri e do Vale do Jaguaribe.

As medidas integram compromissos do governador Camilo Santana na área da segurança pública para o Estado. "Temos ido mensalmente à Secretaria de Segurança Pública, monitorar as ações, apresentar os resultados e discutir os rumos da segurança pública. Começamos valorizando a segurança pública reconhecendo os que se dedicam arriscando a própria vida, que são os bombeiros e policiais militares e civis. Por isso, aprovamos a nova Lei de Promoções e até o final do ano vamos promover mais de 9 mil oficias e praças da PM e Corpo de Bombeiros", aponta o governador. O reforço das tropas e o incremento nas ações integram ainda as ações do pacto por um Ceará Pacífico.

O governador Camilo Santana destacou também que os primeiros resultados dos investimentos em segurança pública começam a aparecer. Ele falou da redução dos índices de criminalidade e dos Crimes Violentos Letais e Intencionais, que caíram 13,3% no primeiro semestre.

“O governo Camilo tem feito investimentos significativos para combater a violência no Estado e os resultados já começam a aparecer. Com reforço no Raio, que é uma polícia de combate mais ostensiva, o Batalhão de Divisas e outras ações integradas com outros órgãos certamente os números da violência tendem a ter uma queda ainda mais representativa nos próximos meses”, comentou o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, que esteve presente na solenidade em Juazeiro do Norte.

Ciopaer Cariri

A reforma na base da Coordenadoria no Aeroporto de Juazeiro possibilita a ação continuada da Ciopaer no Interior Sul do Estado. "Este helicóptero ficar no Cariri permanentemente para ajudar as ações de Segurança Pública do Estado. A base da Ciopaer em Juazeiro do Norte é mais um compromisso que assumimos com os cearenses", reforçou o governador.

A entrada em operação da Base Cariri representa um avanço operacional para a Ciopaer inédita no Ceará. Antes, com todas as aeronaves baseadas em Fortaleza, a Coordenadoria levava duas horas para alcançar o extremo sul do Estado. Agora, o tempo resposta para atendimento em qualquer ponto do Ceará cairá para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza e Juazeiro do Norte estão em extremos geográficos, convergindo para o centro em apenas uma hora. Chegar à divisa do Ceará com Pernambuco levará agora entre dez e 30 minutos de voo. A aeronave baseada no Cariri será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atenderá mais de 1,5 milhão de habitantes.

Ampliação do BPRaio

Para viabilizar as atividades dos dois batalhões no Interior, o governador Camilo Santana fez a entrega de 48 motos e duas caminhonetes para o reforço das ações do BPRaio, no Cariri, além de seis viaturas para o Batalhão de Divisas, no dia 2 de junho, durante reunião realizada do Programa Em Defesa da Vida, na SSPDS, em Fortaleza. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes, e armamento dos policiais já está disponível.
Ao todo, 77 profissionais do Batalhão atuarão no Cariri, divididos em 12 equipes. A região é a primeira a receber equipes fixas fora as que atuam em Fortaleza. Atualmente, o Raio tem em Fortaleza, atualmente, 511 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê ao final da implantação que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação.

Batalhão de Divisas

O Batalhão de Divisas é um novo grupamento da Polícia Militar, criado na gestão do governador Camilo Santana, para vigilância contínua das divisas do Ceará com estados vizinhos. O batalhão é mais uma das ações que foram debatidas nas reuniões de monitoramento da SSPDS. Inicialmente, será feito o policiamento nas fronteiras do Ceará com Pernambuco e Rio Grande do Norte. Posteriormente, serão implantadas mais duas turmas para o treinamento de policiais que estarão policiando as divisas com Paraíba e Piauí.
O Batalhão de Divisas será implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas foi lançada neste sábado, dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contarão com 109 policias.

"É importante a parceria com os municípios, a criação das guardas municipais. Vamos criar agora as delegacias 24 horas no Interior, já fizemos concursos para a Polícia Civil com 750 novos delegados, inspetores, escrivães e até o próximo ano todos já terão ingressados no sistema", complementa o governador Camilo Santana.