12/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Entra em vigor nova Lei do Piso dos Professores

O governador Camilo Santana sancionou na última sexta-feira (10) a Lei Estadual do Piso dos Professores. A solenidade no Palácio da Abolição contou com a participação do deputado federal José Guimarães (PT-CE), que saudou a iniciativa como um “Norte para as demais gestões estaduais”. “Ao sancionar a lei dos professores, o governador Camilo inverte a lógica de arrocho salarial e de falta de diálogo praticada pelos governos tucanos do Paraná e São Paulo”, saudou o parlamentar que ocupa a liderança do governo Dilma na Câmara Federal.

Para o governador, “não há uma área mais essencial para o futuro, para as oportunidades, para mudarmos a vida do cearense, do que a educação”. “Nós sabemos que ainda temos muito a avançar, ainda temos um longo caminho para garantir a melhor educação que o nosso povo trabalhador merece. Mas a nova Lei do Piso dos Professores é um ótimo começo!", celebrou.

A lei do piso iguala o salário base dos docentes da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria. Cerca de 48.842 profissionais são beneficiados com o reajuste total de 13,01%, com correção será retroativa ao mês de janeiro de 2015. A nova lei entra em vigor já está em vigor.

Professores, representantes de associações e sindicatos da categoria lotaram o espaço para presenciar o momento histórico, resultado de uma luta antiga e de um diálogo patrocinado pelo deputado Guimarães. "Enquanto no Brasil nós vemos um movimento de recuo ou de congelamento, aqui no Ceará o Governo só avança ao reconhecer a importância da valorização da categoria, garantindo o piso dos professores", destacou Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc.

Em 2015, o Governo do Estado também concedeu auxílio alimentação para todos os docentes da rede estadual, nomeou mais 212 novos professores e prorrogou o concurso público da categoria. "Esse momento representa o esforço de um Governo para tornar essa conquista uma realidade. Durante as negociações, foi estabelecido um nível crescente de confiança entre a categoria e as secretarias da Educação, da Fazenda, do Planejamento, a Procuradoria Geral do Estado, gerando enfim um processo vitorioso", comemorou a vice-governadora do Estado Izolda Cela.