12/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Saúde: Bancada cearense e governador celebram acordo

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo Dilma, participou na última sexta-feira (10) da reunião da bancada federal com o governador Camilo Santana. O encontro fechou um acordo com os deputados federais cearenses para destinação de emendas para recursos hídricos e saúde, incluindo apoio à Universidade Federal do Ceará na reforma do Hospital Walter Cantídio.

O acordo fechado inclui a destinação de recursos por meio de emendas individuais para ampliação do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza, nas próximas duas leis orçamentárias anuais (LOAs). Em contrapartida o governador assegurou que irá repor o mesmo valor em obras do governo estadual para os municípios onde os deputados federais possuem base eleitoral.

“Precisamos deixar todas essas questões alinhadas, pois a situação dessas duas diretrizes de Governo – saúde e recursos hídricos – são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou Nelson Martins, secretário de Relações Institucionais.

Nesta semana, o governador e o líder do governo participaram de audiências com os ministros da Fazenda, Educação, Saúde, Planejamento e Casa Civil. As reuniões serviram para tratar, além da ampliação do HUWC, do andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco, da ampliação da rede de ensino técnico profissionalizante e da ampliação dos repasses federais para o Estado do Ceará.

Para Guimarães, a ampliação da rede básica de saúde cearense precisa vir acompanhada de um salto de qualidade no atendimento. Ele ainda se referiu à necessidade da bancada se unir em torno da defesa de uma nova cobrança federal destinada exclusivamente para o setor. “Não se trata de uma nova CPMF”, garantiu.

Estiveram presentes na reunião os secretários Élcio Batista (Chefe de Gabinete), Alexandre Landin (Casa Civil), Mauro Filho (Fazenda), Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), Henrique Javi (Saúde), Osmar Baquit (Agricultura, Pesca e Aquicultura), Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o assessor especial Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais).

Dentre os membros do legislativo federal, também estiveram os deputados José Airton, Aníbal Gomes, Antônio Balhmann, Domingos Neto, Leônidas Cristino, Chico Lopes, Odorico Monteiro, Raimundo Gomes de Matos, Adahil Carneiro e Genecias Noronha e Antônio Carlos (representado a deputada Luizianne Lins). Compareceram, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e os deputados estaduais Evandro Leitão, Odilon Aguiar, Carlos Matos, Leonardo Pinheiro e Carlos Felipe.