03/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo estadual lança campanha de luta pela HUB da TAM

Com o objetivo de envolver os cearenses na conquista do HUB da TAM, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) lança nesta sexta-feira (3) a página #TAMOSJUNTOS, na rede social Facebook. A ideia é dar continuidade à campanha iniciada pelo governador Camilo Santana, no fim de junho, que reuniu cerca de mil autoridades no Palácio da Abolição. Dessa forma, a Setur quer sensibilizar os cearenses, chamando a atenção para a importância de trazer esse empreendimento para o Ceará, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas de fortalecer a economia cearense a longo prazo.

Fortaleza disputa receber o futuro centro de conexões de voos nacionais e internacionais da companhia aérea, a maior do País e uma das principais da América Latina, com as cidades de Recife (PE) e Natal (RN). “Quando nos unimos somos mais fortes. Estamos fazendo uma grande campanha aqui no Ceará para que esse empreendimento venha para o nosso estado. A participação dos cearenses é fundamental nesse processo”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

Ele explica que a #TAMOSJUNTOS tem um conceito que sintetiza bem o espírito que o movimento quer passar. "É uma frase de efeito com potencial para mobilizar e engajar a sociedade civil em prol do HUB da TAM". Segundo a coordenadora de Marketing da Setur, Carol Mota, o conceito é simples e, acima de tudo, exclusivo, pois se apropria do nome da companhia aérea. "Podemos usar esse conceito na assinatura – com o nome do 'Movimento Todos Unidos Pelo HUB no Ceará' – e também de forma isolada, em adesivos de carro, por exemplo".

O HUB

O HUB da TAM representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos, além de um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. Com a instalação do empreendimento no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Ceará terá 14 novos voos diários para a Europa e 46 para o Brasil/América Latina.

As articulações do Governo para a implantação do HUB da TAM em Fortaleza começaram ainda em abril, quando o governador fez o primeiro contato com a presidente da empresa aérea, Cláudia Sender, por telefone. Desde então, várias ações foram realizadas. Na manhã desta quinta-feira (2), Camilo Santana se reuniu novamente com a presidente da TAM, desta vez com os senadores do Ceará José Pimentel, Tasso Jereissati e Eunício Oliveira.

Uma das estratégias do Ceará é viabilizar a construção de um terminal exclusivo para receber o equipamento da TAM. Ele terá 17 fingers (pontes que ligam as salas de embarque às aeronaves), esteira automática de seleção de bagagem e estacionamento próprio. Conforme estimativa da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), o HUB trará um incremento de até 15%  no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. O anúncio deve ser feito até dezembro pela TAM e o HUB deve começar a funcionar em dezembro de 2016.

Fonte: Governo do Ceará