02/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Na internet, Caetano e Gil se posicionam contra redução e criticam manobra na Câmara

 

Nao à Redução

Caetano Veloso e Gil ficaram chateados com a aprovação na Câmara da redução da maioridade penal no Brasil. #NãoARedução #NãoAReduçãoDaMaioridadePenal #CVGG100 #CaetanoVeloso #GilbertoGil

Posted by Gilberto Gil on Quinta, 2 de julho de 2015

Duas das maiores estrelas da música popular brasileira se posicionaram contra a redução da maioridade penal na manhã desta quinta-feira (2/7) e a manobra regimental adotada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para aprovar a proposta. Caetano Veloso e Gilberto Gil, em turnê pela Europa, divulgaram vídeo em que aparecem juntos comentando o principal assunto de debate entre os brasileiros nesta semana.

“Hoje quando acordei vi que, embora não tivesse passado, numa manobra durante a madrugada passou a redução da maioridade penal na Câmara dos Deputados. Eu sou contra”, se posicionou Caetano. “Eu também. Não vejo vantagem nenhuma. Pelo contrário, há uma série de complicações novas que vão surgir com a redução da maioridade penal”, completou Gil.

Até a publicação desta matéria, o vídeo em que aparecem juntos obteve 165.193 visualizações e 2.585 compartilhamentos. Os comentários na publicação se dividiam entre aqueles que são contra e os que são a favor da redução. “Preparem-se para ser massacrados! Vocês são fortes! Obrigado pela opinião de vocês. Estamos juntos por um Brasil mais justo!”, disse William Domingues, que obteve o maior número de respostas.

Implicações - Entre as complicações, há a possibilidade de que, caso a proposta seja aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados, e também em dois turnos no Senado Federal, a mudança no artigo 228 da Constituição Federal possa garantir mudanças em outras esferas. Segundo o governo, a redução da maioridade penal, de 18 anos para 16 anos, pode abrir precedente para que os jovens obtenham a Carteira de Habilitação (CNH) mais cedo, além de permitir consumo de bebidas alcóolicas com apenas 16 anos.

Outra consequência grave está na condenação dos casos de pedofilia e na divulgação de pornografia infantil pela internet. Especialistas temem que uma mudança promovida baseando-se numa resposta ao aumento da violência urbana, sem levar em conta o que dizem juristas, psicólogos e educadores, possa forçar mais à frente alterações no Código Penal, quanto aos crimes de estupro de vulnerável (art. 217/CP) e corrupção de menores (art. 218/CP).

A pedofilia é denominada como "transtorno pedófilo" no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que define a pedofilia como uma parafilia em que adultos ou adolescentes com 16 anos de idade ou mais velhos têm impulsos sexuais intensos e recorrentes em relação a crianças. A Classificação Internacional de Doenças (CID-10) define como uma preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade.

Menos ódio, mais informação

Como normalmente vem acontecendo nas redes sociais com todos aqueles que defendem a posição favorável, houveram também comentários que incitam o ódio e se esquecem que o debate deve se pautar em ideias e informações, não em xingamentos. “Vagabundo tem que Ta é no xadrez e é vocês também seus ladrões da *****!!”, publicou o usuário Ze Filho Celular.