26/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Cine Teatro São Luiz retoma programação regular

Após cinco anos sem programação regular, o Cine Teatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, retoma atividades regualares com espetáculos cearenses. A partir desta terça-feira (26) às 19 horas, o São Luiz terá espetáculo direcionado aos comerciários, com a apresentação de "Uma boa dose de humor", do humorista Bené Papudim.

A abertura do Cine Teatro São Luiz será gradual, contando inicialmente com programação uma vez por semana. A partir de julho, o público poderá contar com agenda regular de quinta a domingo. O cine terá exibições de curtas-metragens no horário do almoço, em uma ação chamada "Café com Curta"; e ao final da tarde, serão exibidos filmes na "Sessão das Seis". O domingo deve trazer programação para o público infantil, com exibição de filmes e atividades lúdicas na Praça do Ferreira, integradas com o cine teatro.

Equipe e gestão - O equipamento cultural contará com a direção da antropóloga Rachel Gadelha e do curador Salomão Santana, dos cinemas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A equipe terá também com o coordenador de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar, João Wilson Damasceno. A parte técnica ficará sob coordenação de Paulo Mingoni e a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago deve participar da elaboração da programação teatral.

Inaugurado em 1958 e restaurado em 2014, o São Luiz agora está preparado para abrigar espetáculos de dança, música e teatro. As atividades que acontecerão ao longo do mês de junho compõem uma programação de lançamento, com um evento a cada semana, em diferente linguagens.

Memória preservada - Iniciadas em dezembro de 2013, as obras de restauração e recuperação do Cine São Luiz incluíram um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos e equipamentos de projeção.

Ao mesmo tempo, o Cine São Luiz teve preservada sua memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Com adaptação do São Luiz à nova configuração de cine-teatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade foram reduzidas de 1.500 para 1070 lugares (destes 300 ficam no piso superior).

Inaugurado em 1958 e fechado desde julho de 2010, o Cine São Luiz, tombado em 1991 em reconhecimento a seu valor com patrimônio histórico e arquitetônico também recebeu novos equipamentos de projeção e de áudio para se adequar à configuração de cine-teatro. Além da abertura foram feitos reparos em outros espaços, como camarins, o fosso para receber músicos de orquestra.

Veja a programação:
26 de maio - Show Papudim: "Uma Boa Dose de Humor" (direcionado aos comerciários)
2 de junho - exibição do filme "Últimas Conversas", de Educardo Coutinho (direcionada aos servidores da Secult)
18 a 24 de junho - 25º Cine Ceará
27 de junho - apresentação "O Realejo", do Grupo Bagaceira
30 de junho - Terça com Graça, com "Tita e Nic - a Comédia''', da Companhia Brasileira de Molecagem
1º de julho - Colação de grau da pós-graduação da Uece