14/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Fator previdenciário deve ser avaliado em Fórum

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse nesta quinta-feira que qualquer discussão envolvendo alterações no fator previdenciário será realizada no fórum nacional que o governo pretende criar para debater medidas na previdência social.

“O fator previdenciário é no fórum, o resto é especulação”, disse Guimarães, que participou de reunião da base aliada com o vice-presidente Michel Temer e ministros no Palácio do Jaburu.
 
O fator previdenciário, cálculo usado para a aposentadoria, reduz, na prática, o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos de idade, no caso de homens, ou 60 anos, de mulheres.

De acordo com o texto aprovado ontem pela Câmara dos Deputados no âmbito da Medida Provisória (664), o fator valerá apenas para os trabalhadores que, ao somarem o tempo de serviço com a idade, fiquem abaixo de 95 anos, no caso dos homens, e de 85 anos, no caso das mulheres. É a chamada fórmula 95/85.

Segundo o governo, a emenda prejudica o controle das contas públicas. “Não estamos falando de veto [da presidente Dilma] e não é o caso. Vamos apostar no fórum”, disse Guimarães.