07/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT e PMDB encabeçaram aprovação do primeiro passo do ajuste fiscal

As bancadas do PT e do PMDB contribuíram com 94 votos para aprovação do texto-base da Medida Provisória 655 na Câmara dos Deputados. Os votos favoráveis representam 41% dos 252 votos garantidos pela liderança do governo para aprovação da proposta do governo que altera as regras seguro desemprego, abono salarial e seguro defeso (concedido aos pescadores artesanais em períodos de defeso em que os mesmos ficam impedidos de pescar).  

A bancada petista concedeu apenas um voto contrário, enquanto 13 deputados do PMDB votaram contra o governo. Nove deputados do PT e quatro peemedebistas não exerceram a prerrogativa do voto como representantes do povo no Congresso Nacional. A ausência na votação, segundo as novas regras da Mesa Diretora da Câmara Federal, será descontada no salário dos deputados.

PR, PSD, PP, PTB, PC do B, PRB e Pros completam a lista das bancadas partidárias que majoritariamente votaram a favor pela aprovação da primeira medida do ajuste fiscal do governo Dilma. Os partidos aliados concederam outros 116 votos favoráveis à medida provisória. Os votos contrários à proposta predominaram nas bancadas do PSDB (51), PSB (22), PDT (19), DEM (14), Solidariedade (12) e PPS (11).

Histórico – Desde o início da semana, a bancada do PT vinha se reunindo para fechar o apoio. Após a confirmação de que os petistas iriam puxar a aprovação da MP, o PMDB consolidou o apoio ao ajuste fiscal proposto pela presidente Dilma.

As atuações do líder do governo na Câmara dos deputados, José Guimarães, e do vice-presidente, Michel Temer, foram decisivas para o desfecho da votação. Na última terça-feira (5/5), após reunião na liderança do PT na Câmara, a bancada petista fechou questão e saiu com nota distribuída à imprensa em “apoio irrestrito” ao ajuste fiscal.