22/04/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Trabalhadores se mobilizam contra a terceirização

Diversos movimentos sociais saíram às ruas desde a madrugada desta quarta-feira (22) contra o Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta e amplia a terceirização. O Plenário da Câmara dos Deputados deve retomar, também nesta quarta, a análise dos destaques e das emendas apresentadas ao texto. O projeto teve o texto-base aprovado no dia 8 de abril.

As mobilizações começaram desde às 05h em aeroportos, estações de trem e terminais de ônibus de quatro estados brasileiros. No Twitter, a hashtag #PrecarizaNão, criada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), alcançou os primeiros lugares nos Trending Topics pela manhã.

De acordo com o presidente da CUT em Brasília, Rodrigo Brito, os trabalhadores continuarão mobilizados e irão ao Congresso Nacional sempre que necessário para tentar impedir a aprovação do PL 4330. “Devemos enfrentar firmemente os ladrões de direitos para o bem desta e das futuras gerações de trabalhadores”, afirmou Britto.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), se posicionou contra o texto-base aprovado no início de abril. A principal crítica se refere à possibilidade das empresas estenderem a terceirização até a atividade-fim. Hoje, a terceirização atinge apenas as atividades-meio, podendo ser terceirizados funções como limpeza e segurança.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) acusa a oposição e as entidades patronais de fazerem propaganda enganosa e teme pela juventude. “Vai se consolidar uma tendência de não se ter direitos assegurados. O projeto não vai criar empregos, pelo contrário, as empresas vão demitir em massa para contratar pessoas com salários menores e direitos a menos”, criticou deputada.

Senado - Caso o projeto seja aprovado na Câmara, o Senado Federal pode barrar o avanço da proposta. O presidente da Casa Revisora, Renan Calheiros, já se posicionou contra o texto aprovado pela Câmara.

“Tem que ter regulamentação, tem que ampliar a segurança jurídica, tem que gerar emprego e renda, mas tem que ter um limitador, um percentual, e caracterizar muito bem o que é atividade-fim”, declarou.

(com informações das agências de notícias)