15/04/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula cobra mobilização contra o PL 4330

O ex-presidente Lula cobrou mobilização da classe trabalhadora para impedir a aprovação do projeto de lei que revê os critérios da terceirização no País. Para ele, o Projeto de Lei 4.330 permite que "as empresas passem a utilizar mão de obra quase escrava como no século passado".

Ontem, Lula participou junto ao ator e ativista sindical americano Danny Glover do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Aos representantes da classe trabalhadora, o ex-presidente disse que a luta contra esse projeto é "uma questão de honra".

"Evitar a aprovação do projeto de lei é exigir que o Congresso respeite as conquistas históricas da nossa classe trabalhadora", ressaltou o ex-presidente.

O ator e ativista Dany Glover também saiu em defesa dos direitos dos trabalhadores e disse que os norte-americanos reconhecem o Brasil como "um país transformador nas relações de trabalho". "No que diz respeito às ações globais, precisamos nos unir neste momento de crise financeira mundial, que aumenta a precarização dos trabalhos. Por isso, nossa luta é permanente”, afirmou.

Congresso Nacional - A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o texto-base do PL 4.330, que amplia para todos os setores da economia a terceirização do emprego, autorizando as empresas a contratarem prestadores de serviço, inclusive, para desenvolver suas atividades-fim.

Hoje, a Casa Legislativa vota 27 emendas e conclui a votação dos destaques ao PL. Uma emenda aprovada ontem pelos deputados, no entanto, proibiu que as empresas públicas e as sociedades de economia mista, como a Petrobrás, possam contratar terceirizadas em atividade-fim.