06/04/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


"Cidades Digitais" é realidade em Quixeramobim

Em entrevista à rádio Campo Maior, de Quixeramobim, nesta segunda-feira (6/4) o deputado federal e líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), informou aos ouvintes que o município foi beneficiado com o projeto Cidades Digitais, do governo federal. “Uma conquista importante para o nosso município”, disse o parlamentar que lutou pela aprovação e instalação do projeto na cidade natal do deputado. O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Quixeramobim recebeu 15 quilômetros de fibra óptica, 15 pontos fixos para as escolas com uma conexão de até oito megabites, quatro pontos públicos com acesso grátis para a população, os quais serão no Conjunto Esperança, no Jaime Lopes, na praça da Prefeitura e no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As Cidades Digitais objetivam a construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, além de disponibilizarem aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e de educação. Servem também para capacitar servidores municipais para uso e gestão da rede e também ofertarem pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

O projeto Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES. A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações.