06/04/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Mais quatro municípios cearenses devem receber cursos de Medicina

O programa Mais Médicos vai garantir pelo mais quatro cursos de Medicina para o interior cearense. Na semana passada, o governo federal divulgou um novo edital que garante a oportunidade para que os municípios de Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas recebam uma faculdade de Medicina. O Crato, cidade localizada na região do Cariri, não aparece no novo edital publicado pelo governo porque já foi contemplado anteriormente.

Para receber o curso, os cinco municípios precisam confirmar o interesse por meio do Sistema Integrado (Simec) entre os dias 13 e 24 de abril. A partir daí, uma comissão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) visita a cidade com o intuito de averiguar se o município atende todas as condicionantes. A lista de instituições selecionadas deve ser divulgada em 24 de junho.

São pré-requisitos garantir a disponibilidade de cinco leitos por aluno, sendo, no mínimo, 250 leitos; até três alunos por equipe de atenção básica; e pelo menos três programas de residência médica em especialidades prioritárias. O município também deve aderir ao Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) e dispor de unidade hospitalar com potencial para ser certificado como hospital de ensino.

Novas vagas – A meta do Mais Médicos é criar, até 2018, 11,5 mil novas vagas de graduação em Medicina e 12,4 mil de residência médica, com especial olhar para as áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Nacionalmente, o novo edital irá ofertar 1.800 vagas e universidades particulares em 22 cidades pré-selecionadas de oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os locais pré-selecionados levam em conta os baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e altas taxas de desigualdade social.

“A ampliação de cursos não abre mão da qualidade de ensino e infraestrutura, alinhados às novas diretrizes curriculares”, afirma Arthur Chioro durante entrevista coletiva.

“Observada as necessidades de atendimento e comprometimento do estado é possível diagnosticar os municípios com potencial para receber cursos de qualidade. A expansão de cursos se estabelece como polo de atração de investimentos, se revalorizando à medida que a faculdade se instala”, completa o ministro interino, Luiz Cláudio.