06/04/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Dilma sai em defesa da Petrobras e assegura programas do MEC

Ao dar posse hoje (6) ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a presidenta Dilma Rousseff saiu em defesa da Petrobras e lembrou que, por lei, o modelo de partilha do pré-sal já é uma realidade que benéfica todos os brasileiros. Dilma destacou que 75% dos recursos advindos da exploração da riqueza natural financiam um salto na educação do País e informou que as medidas do ajuste fiscal não irão atingir os programas essenciais do setor.

“Não é coincidência que, à medida que cresce a produção do pré-sal, ressurjam algumas vozes que defendem a modificação do marco regulatório que assegura ao povo brasileiro a posse de uma parte das riquezas. Não podemos nos iludir, o que está em disputa é a forma de exploração desse patrimônio e quem fica com a maior parte”, frisou.

Na solenidade, a presidente ainda defendeu a “luta pela recuperação da Petrobras” para garantir a continuidade da exploração do pré-sal. “Tenho a certeza de que a luta pela recuperação da Petrobras que está em curso, tanto a luta quanto a recuperação, é minha, é do meu governo, e, tenho certeza, interessa a todo povo brasileiro. O que está em jogo nessa luta em defesa da Petrobras e do controle do pré-sal é a soberania do nosso país e da educação.”

Novo ministro – O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, participou da posse do novo ministro nesta manhã. Ao lado da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e do governador Flávio Dino (PC do B-MA), o líder destacou que o novo ministro “é o nome certo para o lugar certo”. “[Janine Ribeiro] é um educador que tem toda a sintonia com a Pátria Educadora”, disse ao se remeter ao slogan do segundo mandato de Dilma.

Para ele, é fundamental que o MEC mantenha a expansão universitária e o ensino profissionalizante no país. “Novas universidades e extensões, bem como escolas técnicas são vitais para as regiões menos incluídas do Brasil”, afirmou.

Perfil - Professor titular de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro é formado em filosofia pela mesma universidade, mestre pela Université Paris Pantheon-Sorbonne, doutor pela USP e pós-doutor pela British Library.

O novo ministro já foi membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também atuou como membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.