26/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães participa da eleição do novo coordenador da bancada nordestina

O líder do governo, deputado federal José Guimarães (PT-CE), participou nesta manhã (26) da eleição do novo coordenador da Bancada do Nordeste do Congresso Nacional. O colegiado aclamou o deputado Júlio César (PSD-PI) como o novo coordenador do segundo maior colegiado do Parlamento brasileiro, englobando 151 deputados federais e 27 senadores dos nove estados da região.

Quem endossou o acordo para que o piauiense assumisse a função foi o deputado federal José Guimarães (PT-CE). Júlio César era vice-coordenador da bancada e respondia pela liderança do grupo desde o final do ano passado, já que o então coordenador, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), candidato à reeleição, acabou por não se reeleger.

Perfil - O deputado Júlio Cesar é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).  Na comissão, ele participou de discussões da PEC do Comércio Eletrônico (PEC 197/12) e que fixa novas regras para a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos pela internet.
As bandeiras de lutas do parlamentar piauiense abrangem áreas diferentes. Na área de infraestrutura, defendeu, na própria bancada, a Rodovia que liga o Nordeste com o Norte do País. No campo da agricultura, Júlio César acredita que “a agricultura brasileira é o melhor caminho para o desenvolvimento do país e do seu estado”.

Júlio César é autor também de vários livros, entre neles "O Brasil e o Mundo em Dados Comparativos". No livro o deputado faz um levantamento detalhado de informações para mostrar as desigualdades no mundo e no Brasil, analisando e comprando em números absolutos, relativos e per capita das regiões e estados brasileiros no aspecto econômico, orçamentário, financeiro e social.

Bancada do Nordeste - A Bancada do Nordeste foi criada no âmbito da Constituinte de 1988 para trabalhar pela criação dos Fundos Constitucionais.  Na época, os  deputados e senadores nordestinos se articularam com as bancadas dos Estados do Norte e do Centro-Oeste para criarem os fundos.  

A Constituição de 1988 criou o FNE, que é o principal fundo que compõe os recursos do Banco do Nordeste.