25/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Plenária Regional debate desenvolvimento da Região Centro-Sul

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) promove a Plenária do Mandato na Região Centro-Sul no próximo sábado (28/3) no Clube Social de Acopiara, cidade localizada a 345 km da capital cearense. O evento reúne prefeitos, vereadores, lideranças partidárias e políticas e organizações da sociedade civil de 12 municípios e tem início previsto para às 8h30min.

A Plenária do Centro-Sul é a terceira realizada pelo mandato parlamentar apenas em 2015. O evento, que promove discussão em torno do tema desenvolvimento regional, aconteceu no dia 17 de janeiro no Cariri e no dia 7 de março no Vale do Jaguaribe. Mais mil lideranças participaram do encontro no Hotel Iuá, em Juazeiro do Norte, e cerca de 500 personalidades políticas e lideranças regionais discutiram os rumos do Vale do Jaguaribe em Tabuleiro do Norte.

A atuação de Guimarães, nos últimos oito anos, vem sendo marcada por conquistas nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura em todo Estado. O parlamentar foi o interlocutor, junto ao governo federal, da ampliação do IFCE no município do Cedro e destinou emendas parlamentares que possibilitaram reforma e ampliação de Postos de Saúde, reformas em praças públicas, construção de quadras poliesportivas e pavimentação asfáltica, em paralelepípedo e pedra tosca em Acopiara e Umari, por exemplo.

Ampliação do IFCE – A agenda política do vice-presidente nacional do PT inclui ainda dois outros compromissos. Na noite da sexta-feira (27), Guimarães confere a ampliação do IFCE do Cedro, às 19h, e, logo em seguida, participa do lançamento do livro “A Saga de uma Família do Nordeste do Brasil – 200 anos da família Gomes”, de Bráulio Gomes de Lima, no auditório do Instituto.

A obra de ampliação e modernização do IFCE do Cedro contou com o apoio do deputado José Guimarães na liberação dos recursos. O Campus do IFCE, em Cedro, já atendia a uma demanda de 1.205 alunos e ampliou em 30% o número de vagas com a construção do ‘Bloco Didático’, que inclui 16 salas de aula, dois mini-auditórios, salas para as coordenações de cursos, sala de professores, além de possuir acessibilidade por elevador.

O IFCE foi inaugurado em 05 de dezembro de 1994, durante a gestão do ex-prefeito, o médico Nilson Diniz, e, naquela época, era a terceira escola técnica federal implantada no estado. Além dos ganhos já anunciados, o Instituto é conhecido pelo curso de Robótica ter recebido destaque nacional.

Eleições municipais - No último pleito, Guimarães foi reconduzido à Câmara Federal pela segunda vez consecutiva com 209.032 votos em todo Ceará. As votações mais significativas no Centro-Sul aconteceram nos municípios de Umari (1.851 votos), Várzea Alegre (774 votos), Acopiara (729 votos), Cedro (578 votos). Ao todo, a região contribuiu com a reeleição do vice-presidente nacional do PT com 5.936 votos.

A votação de Guimarães, como também do deputado estadual Moisés Brás (PT-CE) e do governador Camilo Santana, serão fundamentais para estratégia na eleição municipal de 2016. O Centro-Sul é uma das poucas regiões do Estado em que o atual governador não teve a maioria dos votos e, por isso, passará a receber também atenção redobrada do diretório estadual do PT.