24/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Brasil mantêm grau de investimento, divulga agência de risco

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) manteve em "BBB-", com perspectiva estável, a nota de crédito de longo prazo do Brasil em moeda estrangeira. Em entrevista, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), comemorou o resultado e aproveitou para criticar os pessimistas. “Para oposição, que não tem compromisso com o País, quanto pior o Brasil estiver, melhor. Essa é a melhor resposta que o governo poderia dar aos agourentos de plantão”, disse.

O grau de investimento é um selo de qualidade que assegura aos investidores um menor risco de calotes. A partir da nota de risco que determinado país recebeu, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido com a instabilidade econômica local.

De acordo com a S&P, a avaliação reflete a expectativa de que o ajuste fiscal em andamento "vai continuar recebendo apoio da presidente Dilma Rousseff e do Congresso, restaurando gradualmente a credibilidade política perdida e abrindo caminho para uma perspectiva de crescimento mais forte no próximo ano".

Grau de investimento - O Brasil segue com grau de investimento na classificação das três principais agências e o governo Dilma Roussef tem defendido a aprovação das medidas do ajuste fiscal para manter o selo de local seguro para investidores e, com isso, garantir a atração de investimentos internacionais ao país.

Em 2008, no último ano do governo Lula, o Brasil ganhou o grau de investimento, saindo do grau especulativo, quando a agência passou a classificar sua nota de crédito de "BB+" para "BBB-".

(com informações das agências de notícias)