16/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula defende reforma política e democratização da mídia para país avançar mais

Para marcar os 30 anos da Nova República, a BBC Brasil convidou lideranças brasileiras para falar sobre os principais avanços que o Brasil conquistou nas últimas três décadas e indicar o que ainda precisa ser feito. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos entrevistados da reportagem e aproveitou a rápida entrevista para defender a reforma política e democratização da mídia.

O aumento da liberdade de expressão e a redução da desigualdade social são algumas das importantes conquistas nesses últimos 30 anos, acredita o ex-presidente. Ele ainda defende a substituição ao financiamento das campanhas eleitorais por empresas, como medida urgentes para garantir um efetivo combate à corrupção.

A BBC Brasil ainda ouviu José Álvaro Moisés, especialista da USP em qualidade da democracia, Jailson de Souza, coordenador do Observatório de Favelas, Monica de Bolle, diretora do think tank Casa das Garças e ex-economista do FMI, Guilherme Boulos, liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Raquel Rolnik, urbanista e ex-relatora especial da ONU para habitação.

Confira a íntegra da entrevista com Lula abaixo:

BBC Brasil: Principais avanços?

Lula - Eu acho que o maior avanço do país nesses 30 anos foi a conquista, consolidação e aprofundamento da democracia. As pessoas poderem se expressar, se organizar e escolher seus representantes. Só na democracia um trabalhador ou uma mulher podem chegar à Presidência da República. Só com democracia, com organização e pressão do povo foi possível reduzir a pobreza, diminuir a desigualdade e tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

BBC Brasil: Avanços limitados?

Lula - Eu acho que após 30 anos, precisamos de uma reforma política, extremamente necessária para o país e para recompor a vitalidade da política. É necessário esse salto de qualidade na democracia e na transparência, que pode fortalecer a confiança da sociedade nos seus representantes e nas instituições. Para isso, o meu partido, o Partido dos Trabalhadores, propõe, por exemplo, financiamento público de campanha.

E não só isso, outro aspecto no qual não conseguimos avançar foi na democratização dos meios de comunicação de massa. O Código de Telecomunicações é de 1962, muito distante de hoje. São seis famílias que detém quase o total do mercado dos meios de comunicação. Isso ainda precisa avançar muito.