13/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Obras da Transposição do São Francisco ficam prontas em 2016

O Eixo Norte da obra de Transposição do Rio São Francisco estará pronto em 2016. Foi o que garantiu o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, em audiência com o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, realizada nesta sexta-feira (13/3), na sede da SRH.  Além se saber como está o andamento das obras do governo federal no Estado, Guimarães questionou o titular da Secretaria sobre os projetos estruturantes importantes para o desenvolvimento do Estado.

Uma preocupação durante toda a conversa foi com a seca, que já se arrasta por quase cinco anos em todo o Estado. Mesmo com a chuva dos últimos dias, principalmente no mês de março, Teixeira mostrou preocupação com o nível doa açudes do Estado e aproveitou a audiência para cobrar a liberação de verbas para obras fundamentais para a convivência com a seca como o Cinturão das Águas. “Temos também a transposição que está indo bem, mas não pode faltar recurso, não podemos cochilar”, comentou o secretário.

Guimarães garantiu que irá tratar pessoalmente da liberação dos recursos com os ministros das pastas responsáveis em Brasília. O líder do governo tratou também de uma pauta sobre as demandas dos municípios como a construção de açudes, adutoras e a perfuração de poços. O Secretário recebeu a pauta e prometeu dar uma breve resposta a todas as demandas. Especificamente sobre as obras de muros de contenção para impedir o avanço do mar em  Caucaia e Icapuí, Teixeira comentou sobre a necessidade de incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) verbas específicas para combater a erosão costeira.