11/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ministro participa de entrega de Plano Estadual de Cultura no Ceará

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, acompanhou ontem (10/3) o secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, na entrega do Plano Estadual de Cultura aos parlamentares da Assembleia Legislativa do estado. O documento, composto por quatro diretrizes, 25 metas e 101 ações a serem realizadas de 2015 a 2025, foi recebido pelo deputado Gony Arruda (PSD), que é presidente da Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia, por onde será iniciada a análise do plano.  
 
Para Juca Ferreira, a entrega do plano permite dar estabilidade e continuidade às políticas estaduais de cultura. "O documento é um marco regulatório estabelecido que terá uma vida de 10 anos. É claro que vai ter que ser aprimorado com o tempo, mas é uma referência institucional que os gestores terão obrigação de encaminhar por meio de programas e políticas", salientou.   
 
Ao entregar o plano em sessão solene, Sampaio destacou que o plano foi elaborado na gestão anterior com ampla participação social. "É excelente ver a cultura pautando os deputados da Assembleia, ela está onde ela deve estar. Após um amplo processo, o plano vem preenchido com desejos, anseios, ideias, talento, disposição e capacidade de trabalho de artistas, gestores, produtores culturais e fazedores de cultura do Ceará", ressaltou.
 
Segundo o secretário, a ideia de levar o plano ao Legislativo logo no começo do ano demonstra um compromisso do governador Camilo Santana (PT) com a cultura.
 
Políticas Nacionais
Com relação às políticas nacionais de cultura, o ministro destacou que irá retomar políticas criadas na época do governo Luiz Inácio Lula de Silva, como Pontos de Cultura, e fortalecer a Cinemateca Brasileira.
 
Na opinião do ministro, os Pontos de Cultura são todos os grupos culturais relevantes, independentemente da área e da motivação, que fazem parte de um grande corpo cultural da sociedade e que deve ser fomentado e apoiado. "É a base da cultura brasileira, de onde saem as grandes inspirações criativas", apontou.  
 
Na visita de ontem à região do Cariri, o ministro contou que ouviu queixas sobre a perda de intensidade da relação dos Pontos de Cultura com o MinC e disse que irá mudar isso. "Vamos retomar os Pontos de Cultura e restabelecer uma relação criativa com eles. Os Pontos formam um conjunto cultural brasileiro de uma importante riqueza", informou.
 
O ministro enfatizou que o poder público tem uma responsabilidade "incontornável" de garantir acesso à cultura a todos os brasileiros. "Para isso, é preciso ter bibliotecas, centros culturais, planos de formação na área de cultura e artes", exemplificou.  
 
Juca afirmou ainda que a caravana ministerial vai continuar as viagens por todo o Brasil para se conectar com as autoridades municipais e estaduais, produtores e fazedores de cultura de vários lugares do País. "Não acredito em política construída em gabinetes. É preciso ir à ponta. Conhecer e dialogar com artistas, produtores e a sociedade", afirmou. 

(com informações do Ministério da Cultura)