10/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães reitera apoio à aprovação da PEC do diploma de Jornalismo

O líder do Governo na Câmara, José Nobre Guimarães (PT-CE), divulgou nota rebatendo acusação do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) de que seria contra a obrigatoriedade de diploma de Ensino Superior para o exercício do Jornalismo. Em entrevista para um blog, o tucano disse que Guimarães era contra o diploma de jornalista. O petista rebateu.

"O papel da imprensa é de uma grande responsabilidade junto à sociedade. Isso exige formação e qualificação específicas, nos níveis técnico e ético, pelo bem da qualidade da informação que chega às pessoas. Não se pode confundir a apuração e divulgação de informação com liberdade de expressão, argumento usado pelo STF para determinar o fim da exigência do diploma de jornalista. São conceitos inteiramente diferentes, ainda mais na nossa época, em que as redes sociais promoveram uma revolução no debate público", disse.

Leia a íntegra da nota:

Caro Eliomar de Lima,

Fomos um dos primeiros parlamentares a se manifestar a favor da exigência de formação superior para o exercício da profissão de jornalista. Nesse sentido, reitero apoio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restabelece a exigência de formação superior em Jornalismo como critério de acesso ao registro profissional de jornalista.

O papel da imprensa é de uma grande responsabilidade junto à sociedade. Isso exige formação e qualificação específicas, nos níveis técnico e ético, pelo bem da qualidade da informação que chega às pessoas. Não se pode confundir a apuração e divulgação de informação com liberdade de expressão, argumento usado pelo STF para determinar o fim da exigência do diploma de jornalista. São conceitos inteiramente diferentes, ainda mais na nossa época, em que as redes sociais promoveram uma revolução no debate público.

Essa afirmação do deputado tucano Raimundo Matos, para este blog, segundo o qual eu estaria contra a PEC do diploma, só pode ser fruto de total desinformação ou falta de compromisso com a verdade.

Sem mais,

José Nobre Guimarães,

Líder do Governo na Câmara.