05/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Mortes violentas em Fortaleza caem 29,8% em fevereiro

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) recuaram 29,8% em Fortaleza em fevereiro de 2015, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O decréscimo comprova a consolidação das ações do Programa em Defesa da Vida, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e por suas vinculadas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Ceará. Os dados foram apresentados pelo titular da SSPDS, Delci Teixeira, nesta quarta-feira (4/3), na sede da Secretaria.

Os CVLIs, que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, registraram queda também no Ceará: 13,5%. O índice é mais que o dobro da meta de redução de CVLI no Estado, que é 6%, superando-a em 7,5 pontos percentuais. Foram salvas 52 vidas. Aconteceram 334 crimes em fevereiro passado, enquanto no mesmo mês de 2014, 386. Em Fortaleza, a redução de 29,8% se deve à queda de 178 crimes, em fevereiro de 2014, para 125, em 2015, representando 53 vidas salvas.

O secretário Delci Teixeira destacou que a integração entre as forças de segurança contribuiu decididamente para a melhora nos índices no Estado. Houve trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes e dos levantamentos realizados pelas áreas de inteligência, entre outras iniciativas. “Há uma dedicação de todos. Mesmo porque o governador Camilo Santana tem acenado com o reconhecimento a esse trabalho. E se percebe uma resposta integrada”, afirmou Delci, citando entre as medidas positivas recentes a promoção de praças e oficiais da PM, a equiparação salarial dos policiais cearenses com os demais do Nordeste e a convocação de novos concursos.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), também houve diminuição. A queda foi de 20%. O mês terminou no território com 17 vidas salvas. No mês passado, foram 68 crimes registrados, contra 85 no mesmo período de 2014.

No Interior Norte, houve uma diminuição de 12,1%, indo de 58 para 51 CVLIs. Já no Interior Sul, houve aumento de 38,5%, passando de 65 para 90 casos. Com o objetivo de reverter os índices apresentados no Sul do Estado, o secretário Delci Teixeira designou uma força tarefa, sob responsabilidade do Comandante Adjunto da Polícia Militar, Coronel Hervano Macedo, para combater os crimes na região.