03/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ceará recebe mais 514 profissionais do programa Mais Médicos

O Ceará recebe mais 514 profissionais do Programa "Mais Médicos", todos brasileiros, que atuarão em 113 municípios do Estado. A informação foi dada durante solenidade de acolhimento dos profissionais da saúde que aconteceu no auditório do Palácio da Abolição em Fortaleza, comandada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Esta é a primeira vez que o programa do governo federal não terá médicos estrangeiros.  “A presença dos médicos brasileiros em nosso Estado, só fortalece ainda mais o Programa, que garante o serviço da atenção básica nos municípios mais afastados e que mais precisam do sistema de saúde público”, destaca o governador.

O ministro também aproveitou a sua vinda à Fortaleza para compartilhar informações e experiências com os novos médicos inscritos no Programa, que lotaram o auditório do Palácio da Abolição. Durante solenidade, o ministro citou que o Nordeste foi a região de maior adesão, ressaltando que das 1.784 oportunidades ofertadas, 1711 delas já foram ocupadas. “Com apenas duas chamadas, 97% das vagas, em todo Brasil e também no Ceará, foram praticamente preenchidas por médicos brasileiros. Vamos de fato priorizar a atenção básica de saúde em todo Brasil”, ressalta o ministro.

O titular do Ministério enfatizou a prioridade que o Governo do Estado tem dado a questão da saúde pública no Ceará. “O governador Camilo Santana tem uma atenção especial sobre a questão da saúde em seu Estado e, por isso, estendo o compromisso - reforçado pela presidenta Dilma – em retribuição a todo o esforço feito pelo governador”, lembra Arthur Chioro.

Sobre o Programa “Mais Médicos”

Segundo o Ministério da Saúde, das 1.294 cidades que aderiram ao edital lançado em janeiro deste ano, 1.209 municípios e seis distritos sanitários especiais indígenas já atraíram médicos para ocupar integral ou parcialmente as vagas nas Unidades Básicas de Saúde. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, até agora, 1.076 localidades supriram 100% das vagas, 197 tiveram a solicitação parcialmente atendida e 31 municípios ainda não conseguiram atrair nenhum médico. Nos distritos indígenas, 71% das vagas não foram ocupadas.

 A segunda chamada para vagas restantes ocorrerá nos dias 17 e 18 deste mês. Podem participar dessa fase 4.362 médicos que estão inscritos e ainda não conseguiram alocação. Com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país, será garantida assistência para 63 milhões de pessoas. Com esses números, serão 4.058 municípios contemplados com o "Mais Médicos", o que representa 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. Até 2014, eram 14.462 médicos que atuavam em 3.785 municípios, levando assistência para 50 milhões de brasileiros.