03/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães esclarece sobre curso de Medicina do Crato

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, confirma que, até o presente momento, o único município cearense que está apto a receber um curso de Medicina é o Crato. O Ministério da Educação anunciou, no último mês de setembro, uma lista com 39 municípios selecionados para receber cursos de medicina (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20744). São cidades com 70 mil habitantes ou mais, que não disponham de curso superior para a formação de médicos.

O ministro da Educação, Cid Gomes, confirmou, em audiência com Guimarães realizada no dia 20 de janeiro deste ano, a criação de uma faculdade de Medicina no Crato. Cid afirmou que, embora uma primeira inspetoria técnica tenha descartado a possibilidade, será dada continuidade ao processo atendendo ao interesse da população local.

Além da criação do curso, Guimarães traçou como metas para o Cariri, para os próximos quatro anos: a criação de um hospital universitário no Crato, a consolidação dos campi da UFCA em Icó e Brejo Santo e a criação de uma superintendência do Banco do Nordeste na região.

Segundo nota do Ministério da Educação veiculada pela imprensa, nos próximos meses deve ser aberto um novo edital para que municípios interessados em receber novos cursos de medicina se inscrevam; e a expectativa é de que as cidades do Ceará sejam contempladas.

Portanto, a informação oficial até o momento é que apenas o município do Crato, na Região do Cariri, está apto a receber um Curso de Medicina.