26/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Obras em segurança hídrica estão garantidas, afirma Guimarães

O Nordeste e o Ceará não correm o risco de sofrer com paralisações de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quem assegura é o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que recebeu nesta semana com o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). “O governo vai agilizar a liberação dos recursos para obras emergenciais e estruturantes [de combate aos efeitos da estiagem]”, adianta o deputado cearense.


Guimarães lembra que das 299 obras de infraestrutura hídrica no semiárido cearense, 21% estão concluídas, 50% estão em execução e 29% ainda não começaram. A previsão de investimentos federais totaliza um o valor de R$ 3,44 bilhões e inclui a construção de barragens, adutoras, sistemas de abastecimento de água e integração de bacias.

Entre as obras previstas no PAC 2, o Eixão das Águas já foi entregue, enquanto o Cinturão das Águas e a estação de tratamento – ETA Oeste, na Região Metropolitana de Fortaleza estão em construção. A Barragem Fronteiras, localizada na região dos sertões de Crateús-Inhamuns, é uma da preocupações do líder do governo e as obras ainda não tiveram início.

“Nosso argumento junto ao governo é sobre a necessidade de acelerar a conclusão dessas obras, sobretudo o Cinturão das Águas, [que será] fundamental para que a água chegue a 93% dos municípios cearenses”, detalha Guimarães. “Temos pressa para levar água ao nosso Ceará”, frisa.

Emergenciais – Além de medidas estruturantes, ações emergenciais também são tocadas pelo governo federal. A Operação Carro-Pipa será ampliada pelo governo federal para mais 82 municípios e está prevista a perfuração de 553 poços e construção de 17 adutoras emergenciais (engate rápido).