25/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo tem compromisso com obras no Nordeste, diz Guimarães

Após encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que o governo da presidente Dilma Rousseff mantém os compromissos firmados com a população do Nordeste durante o período eleitoral e afirmou que todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão garantidas.

Entre as promessas de campanha, estão garantidos os recursos para conclusão da Transposição do Rio São Francisco, com entrega prevista para o final deste ano, e para o Cinturão das Águas, “obra fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, sublinhou.

O primeiro trecho do Cinturão, com entrega prevista até o final de 2015, garantirá o abastecimento d´água para os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós, todos localizado na região do Cariri.

O segundo trecho, com início das obras ainda neste ano, sai de Cariús e segue até o baixo Acaraú. As cidades beneficiadas com este trecho ficam todas localizadas nos sertões dos Inhamuns e Crateús e são os que historicamente mais sofrem com o baixo volume de chuvas.

Quando estiver pronto, o Cinturão das Águas irá levar as águas do Rio São Francisco a 93% dos municípios cearenses e garantir a segurança hídrica para todo Ceará. A obra está orçada em R$ 7 bilhões e a previsão de entrega dos 1,3 mil km de dutos é para 2024

Direitos Humanos

Mais cedo, a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, recebeu o líder do Governo, José Guimarães (PT-CE). Na oportunidade, foi discutida a liberação de R$ 2 milhões destinados aos centros de ressocialização de adolescentes do Estado. Segundo Guimarães, a ministra disse que os recursos serão liberados ainda neste ano.

.