09/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula fala para Itália sobre combate à fome no mundo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (7), por videoconferência, de um evento preparatório para a Expo 2015, em Milão, sobre combate à fome no mundo. O evento na cidade italiana contou com a presença do primeiro-ministro do país, Matteo Renzi, e do Papa Francisco, que enviou uma mensagem em vídeo .

O tema do evento que ocorrerá entre maio e outubro é justamente a alimentação. E a mensagem de Lula para o fórum foi de que "o exemplo do Brasil prova que é possível acabar com a fome no mundo."

Lula falou por cerca de 10 minutos sobre como a fome não é um fenômeno causado pela falta de alimentos, mas pela falta de recursos.  Explicou o histórico do combate à fome no seu governo, da criação do Fome Zero e do Bolsa Família, nascidos da decisão política de fazer o enfrentamento à fome e à pobreza uma prioridade política.

O ex-presidente explicou o funcionamento do programa, com um cadastro feito em parceria com as prefeituras e fiscalizado pela sociedade, com o dinheiro dado diretamente às mães. E como essa iniciativa, combinada a outras como o aumento do salário mínimo, o apoio à agricultura familiar com a ampliação do crédito aos produtores de alimento, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar para a merenda escolar, ajudaram a promover, ao mesmo tempo, inclusão social e crescimento econômico. Em 2014, o Brasil foi tirado do mapa da fome das Nações Unidas.

No fim de sua fala, Lula defendeu que os países do mundo unam esforços para promover a inclusão da população mais pobre em todo mundo, incluindo o combate à pobreza como política de estado nos orçamentos nacionais e aumentando a cooperação internacional, especialmente com a África, para atingir a meta estabelecida pela União Africana de erradicar a fome no continente até 2025 (saiba mais sobre essa decisão dos países africanos) , e a participação do Instituto Lula nessa meta.

Fonte: Instituto Lula