04/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Mais Médicos vai beneficiar cerca de 63 milhões de brasileiros em 2015

O programa Mais Médicos do Governo Federal vai ampliar o número de beneficiados dos atuais 50 milhões para mais de 63 milhões de brasileiros em 2015. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta quarta-feira (4), em Brasília. Na ocasião, o Ministério anunciou a abertura de 4.146 novas vagas para o programa.

Com isso, o Governo Federal vai garantir a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo o País. Além disso, 12 distritos indígenas serão contemplados com os novos profissionais. “São os municípios mais pobres, mais vulneráveis, com menos IDH, que estão nas regiões mais críticas do País, nos distritos de saúde indígena, quilombolas e na periferia das grandes cidades”, afirmou o ministro Arthur Chioro em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto.

A região Nordeste será a maior beneficiada com as novas contratações com 1.784 vagas, seguida pelas regiões Sudeste com 520, Norte com 395 e Centro-Oeste com 393. O ministro fez questão de enfatizar que o principal objetivo do programa é atender a população mais carente. “O que norteia desde o começo o Mais Médicos é beneficiar quem mais precisa e em uma área essencial para organizar o sistema de saúde brasileiro que é a área da atenção básica. São médicos que atuam no posto de saúde, lá no bairro, onde vivem as pessoas. A atenção básica bem feita, com uma equipe completa, faz toda a diferença para garantir a saúde que a população precisa”, ressaltou.

Médicos brasileiros

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde também anunciou o aumento do número de médicos brasileiros interessados em integrar o Mais Médicos. Só em 2015, 15.747 médicos brasileiros se inscreveram para participar da iniciativa que oferece, nesta edição, 4.147 vagas. Esse número representa uma relação de 3,7 médicos brasileiros por vaga. Atualmente, dos 14.462 médicos que atuam no Mais Médicos em todo o Brasil, 1846 são brasileiros.

O ministro Arthur Chioro atribui o maior interesse dos médicos brasileiros em participar do Mais Médicos à credibilidade do programa junto à população, além da possibilidade dos profissionais aproveitarem essa experiência como bonificação nas provas de residência médica.

Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com UFMG, 94% da população que utiliza o programa estão satisfeitos com o atendimento prestado pelo Mais Médicos.