04/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Sibá Machado é aclamado líder do PT na Câmara

Bancada do PT elegeu por aclamação nesta quarta-feira  (4) o deputado Sibá Machado (AC) para exercer a liderança do partido neste ano de 2015, em substituição ao deputado Vicentinho (PT-SP). Na condição de líder, Sibá será responsável por orientar a bancada nas votações e negociar em nome de todos com a oposição e o governo, além de participar das reuniões para definir a pauta do plenário.  
 
No último ano (2014) o parlamentar acreano desempenhou a função de vice-líder da bancada e, junto a outros parlamentares, encaminhou o posicionamento do partido em muitas votações no plenário. Além desta atividade, Sibá Machado também integrou as Comissões de Fiscalização Financeira e Controle (titular), de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (suplente), e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (suplente).
 
Também no ano passado, o novo líder foi um dos parlamentares petistas que participou da CPMI da Petrobras.  Sibá Machado atuou ainda como relator da comissão especial que analisou o PL 2177/11, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A matéria, aprovada em 2014 no colegiado, está pronta para ser votada no plenário da Câmara.
 
Também foi presidente da comissão especial que analisou a PEC 196/12, do Senado. A proposta, que previa o voto aberto nos casos de perda de mandato de parlamentares, foi aprovada no colegiado e promulgada pelo Congresso Nacional em 2013.
 
Senado - Antes de ser eleito deputado federal em 2010, Sibá Machado exerceu o mandato de senador pelo Acre de fevereiro de 2003 a maio de 2008. O parlamentar acreano foi vice-líder da bancada petista entre 2006 e 2007 e coordenou a bancada do estado.   
 
Trajetória - Sebastião Sibá Machado Oliveira nasceu em União (PI), em 24 de janeiro de 1958. É bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e fez mestrado em Desenvolvimento Regional, também pela UFAC. É casado com Rosali Scalabrin, tem dois filhos e um neto.
 
Ainda jovem morou em São Paulo, onde trabalhou como cobrador de ônibus. Após um período foi morar no Pará e, juntamente com sua família (pais e irmãos), trabalhou como agricultor. Nessa época entrou no movimento sindical, atuando em 1983 como delegado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Prainha.
 
Convidado para colaborar na estruturação partidária e sindical no Acre, mudou-se em 1986 para Rio Branco onde se filiou ao PT. Trabalhou ainda junto à Comissão Pastoral da Terra (CPT), e depois tornou-se presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do estado, onde desempenhou dois mandatos (1991/1994).
 
Apesar de todas as dificuldades e resistências locais enfrentadas pelo Partido dos Trabalhadores, foi o candidato a deputado federal mais votado no Acre em 1994. Porém não assumiu porque o partido não atingiu o quociente eleitoral necessário para a obtenção de uma vaga.
 
Em 1996 perdeu a disputa para a Prefeitura de Plácido de Castro e no ano de 1998 foi eleito primeiro suplente de deputado estadual.
De 1997 a1999, foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Acre.
 
Em 1999 assumiu a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar no governo do petista Jorge Viana, onde ficou até 2001.
 
Em 2002 foi eleito presidente do diretório estadual do PT, reelegendo-se em 2004.
 
De 2008-2010, foi assessor especial do Governo do Acre.