02/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães assume terceiro mandato na Câmara Federal

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) foi empossado no último domingo (1/2) do mandato de deputado federal. Esta é a terceira vez consecutiva que o atual vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhados assume a função. Em 2014, Guimarães foi o segundo parlamentar petista mais bem votado do Brasil e o quarto no Estado do Ceará com 209.032 votos.

Para ele, a Câmara deve se colocar “à altura do País” e sintonizado com o interesse da sociedade. Dentre os temas citados, em artigo publicado no jornal O Povo, Guimarães cita a Reforma Política e mudanças no Pacto Federativo, “promovendo maior equilíbrio na distribuição das riquezas entre entes federados – municípios, estados e União”.

“É inaceitável, por exemplo, que a lei que institui nova distribuição dos royalties do petróleo continue dormitando nas gavetas do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto os municípios enfrentam insolvência. A nova lei estabelece uma divisão melhor e mais justa, sob a percepção de que o petróleo é uma riqueza nacional, não pertence a este ou aquele estado”, comenta.

Sobre a abertura de diálogo com a sociedade, o vice-presidente ainda argumenta sobre a necessidade de mudança do Regimento Interno da Câmara para que haja maior democracia na Casa. A alteração permitiria uma maior participação dos 513 deputados federais, e não apenas dos líderes.

“Respeitando-se a harmonia e o equilíbrio entre os poderes, o desafio é garantir à Câmara um papel proativo. Devemos almejar o protagonismo no processo de transformação que o Brasil vivencia, em que saímos do mapa da fome mundial, nos tornamos referência em combate à pobreza, distribuímos melhor nossa riqueza e abrimos melhores perspectivas de futuro para as camadas mais pobres do nosso povo”.

Educação

A Educação, para Guimarães, é outro assunto que merece destaque nos próximos quatro anos. A partir da prioridade estabelecida pela presidente Dilma Rousseff para o assunto, a partir do lema do segundo governo dela, “Brasil Pátria Educadora”, o deputado federal irá trabalhar a favor da expansão do Ensino Técnico e Superior em todo Brasil, expecialmente no Ceará.

Atualmente, o IFCE está presente em 26 dos 184 municípios cearenses e o Estado do Ceará dispõe de três universidades federais públicas. Na semana passada, durante cerimônica de instalação do IFCE em Itapipoca, garantido pelo trabalho realizado pelo deputado em Brasília, comentou a importância da expansão.

“Como diz a presidente Dilma, é a Educação quem permite a libertação do povo brasileiro e a sua emancipação. Quem é do interior sabe da importância de ter o ensino técnico mais perto de casa, é mais dignidade, respeito e oportunidade para população brasileira e esse é o meu papel em Brasília: fazer com que cada vez mais a população cearense possa ter conquistas como essa”, finaliza.