27/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Combate à seca: ações emergenciais devem focar perfuração de poços

Com a previsão de mais um ano de estiagem, as ações emergenciais de combate à seca devem incluir uma política centrada na perfuração de poços artesianos e construção de adutoras de engate rápido. Foi o que afirmou o deputado federal José Guimarães (PT-CE) durante entrevista concedida à rádio Uirapuru de Itapipoca (AM 570Mhz). Segundo ele, os governos Dilma e Camilo trabalham com medidas emergenciais sem descuidar das ações a longo prazo.

O prognóstico da Funceme para o ano de 2015 é de um período invernoso com chuvas abaixo da média histórica (probabilidade de 64% de acerto). Ainda de acordo com a fundação, as chances da quadra invernosa ficar acima da média é de 9% e a de permanecer na média é de 27%. Com a atuação do fenômeno El Niño nas águas do Pacífico Sul, não há previsão de como será a distribuição das chuvas pelo Estado.

Camilo, segundo Guimarães, apresentará um plano de combate aos efeitos da seca, incluindo o esforço de cada uma das secretarias, até o começo do próximo mês à presidente Dilma Rousseff. Além de uma política austera no combate ao desperdício d´água em todo Estado, o governador deve apresentar um balanço das ações estruturantes do setor hídrico (Transposição do São Francisco e Cinturão das Águas) e as medidas a serem tomadas pelo governo para que não falte água para o consumo humano.
Entre as medidas já anunciadas, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) passa a coordenar as pastas estaduais no enfrentamento aos efeitos da seca. Além disso, o socorro às sedes de municípios com risco de colapso hídrico é tendência a ser intensificada em 2015 juntamente à construção de adutoras emergenciais.

Com apenas 20% de volume total nos açudes do Estado, este ano começou com problemas para cidades como Canindé, Crateús, Caririaçu e São Luís do Curu. Segundo o governo estadual, as adutoras para Canindé e Caririaçu já começaram a funcionar. Em São Luís do Curu, a ajuda vem pela operação com carros-pipa e com duas máquinas perfurando poços profundos.