26/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


"Investir no ensino técnico no ensino superior é chave para o sucesso do Brasil"

O município de Itapipoca inaugurou nesta manhã o mais novo campus do Instituto do Ceará (IFCE). Mais mil de mil pessoas, entre autoridades e a população local, prestigiaram a entrega do equipamento que irá ofertar cinco cursos de nível Superior e oito cursos Técnicos. O evento contou com a participação do deputado federal José Guimarães (PT-CE), além do ministro Cid Gomes e do governador Camilo Santana.

Com o campus de Itapipoca, o IFCE chega a 26 municípios cearenses, após contar com apenas 4 a 8 anos atrás. A perspectiva, segundo Guimarães, é continuar a expansão do instituto com a construção de mais sete campi no Ceará, consolidando o compromisso firmado pela presidente Dilma Rousseff com o lema do novo governo: “Brasil, Pátria Educadora”.

O campus de Itapipoca conta com uma área construída de 4.442 m2, incluindo bloco didático com dois pavimentos (10 laboratórios e 20 salas de aula), bloco administrativo, sala de vídeo conferência, auditório e biblioteca. A estrutura abrange ainda um segundo bloco didático voltado para os cursos da área da indústria, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

“Investir no ensino técnico e no ensino superior é a chave para o sucesso do Brasil. Esta obra que a população de Itapipoca recebe hoje é uma das mais importantes da sua história e nós ficamos muito felizes em ter contribuído para esse feito”, comentou Guimarães, que destinou emenda parlamentar para realização da obra.

Os cursos em Mecatrônica Industrial, Física, Teatro, Agrimensura e Saneamento (Superior) e Nutrição e Dietética, Sistemas de Energias Renováveis, Meio Ambiente, Desenho de Construção Civil, Edificações, Mecânica, Multimeios Didáticos e Tradução e Interpretação em Libras foram definidos em audiência pública com a comunidade.

“É uma meta cumprida, mas ainda temos muito a fazer pela educação, que deve ser sempre prioridade”, destacou o reitor Virgílio Araripe, informando à comunidade que a unidade já oferta os cursos de Operador de Computador e Cuidador de Idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, que também fazem parte do programa Mulheres Mil, vêm ocorrendo desde dezembro de 2014.

POPULAÇÃO

Uma das futuras beneficiadas será a estudante Edilene Rodrigues Matoso, que comemorou a inauguração do novo campus. "Estou super feliz com essa celebração, pois sou filha da antiga realidade de Itapipoca e me alegro por perceber que muitos alunos não precisarão passar pelo que eu passei. Deixei meus pais há quase cinco anos e fui fazer graduação em Fortaleza. Curso Jornalismo, mas pretendo, sim, fazer outra graduação no campus de Itapipoca", celebrou.

Outra beneficiada pelo novo campus é Maria Vanderlise Domingues Santos, moradora de Itapipoca e que só tem elogios ao novo campus do IFCE. Ela espera que seus filhos possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela nova unidade do Instituto: "É muito importante e muito bom para os estudantes, é um incentivo para meus filhos virem estudar aqui futuramente. Esse é um grande passo para a nossa Itapipoca".

Já a aluna do curso de Gestão Ambiental do campus de Fortaleza Thalita Monteiro Vidal, que também participou da cerimônia de inauguração integrando o coral do IFCE apontou os benefícios de ser aluna da instituição. "O Instituto Federal do Ceará é muito importante porque é uma instituição que abre oportunidades, não só como instrumento de ensino, mas também dá ao aluno chances de estágios, de fazer uma atividade física e de cantar em um coral, assim como eu" afirmou.