21/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


IFCE inaugura campus de Itapipoca na próxima segunda-feira (26)

O município de Itapipoca, localizado no Vale do Curu e Aracatiaçu, recebe na próxima segunda-feira (26) o mais novo campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A conquista é fruto do trabalho do deputado federal José Guimarães (PT-CE) para expansão do ensino técnico profissionalizante no Ceará. O campus é fruto do trabalho do mandato de Guimarães junto ao governo federal e uma parceria com a Prefeitura de Itapipoca.

A solenidade de inauguração está prevista para acontecer às 10h, com a presença do ministro da Educação, Cid Gomes, o governador Camilo Santana, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e do prefeito Dagmauro Moreira. Guimarães, que também marcará presença na inauguração, aposta na Educação como uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento regional.

“É um passo gigantesco para o setor educacional de Itapipoca, que vem somar-se às nossas muitas realizações na educação pública municipal, uma das prioridades da nossa administração, juntamente com saúde, infraestrutura e desenvolvimento social, dentre outras”, frisou o prefeito. “O próximo passo é trazer para o nosso município a Universidade Federal do Ceará.”

O campus de Itapipoca possui área construída de 4.442 metros quadrados. A estrutura da nova unidade do IFCE conta com bloco didático com dois pavimentos, abrigando 10 laboratórios e 20 salas de aula. Inclui também bloco administrativo que abrigará todos os serviços a serem oferecidos à comunidade, além de auditório, biblioteca e sala de videoconferência.

A estrutura do campus abrange ainda um segundo bloco didático para cursos da área industrial, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

Além de Itapipoca, estudantes de outros municípios do Litoral Oeste e da zona norte serão beneficiados diretamente com o novo campus, tais como os de Itapajé, Irauçuba, Tururu, Uburetama, Miraíma e Amontada. Espera-se também que a área de abrangência se torne ainda maior, atendendo, inclusive, demanda do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Com a inauguração da unidade de Itapipoca, o IFCE chega a 26 campi no início de 2015, sendo 24 unidades convencionais e duas avançadas. Com mais sete campi em implantação, a instituição deve chegar, até o início de 2016, a 33 sedes em todo o Estado.

(com informações da Prefeitura Municipal de Itapipoca)