20/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Transposição do São Francisco: obra está entre as 100 mais importantes do mundo

A Transposição do Rio São Francisco é uma das 100 obras mais importantes do mundo, segundo lista elaborada pela consultoria internacional KPMG. A publicação define o empreendimento como a representação do “espírito de infraestrutura, desenvolvimento e financiamento privado” e declara que o governo brasileiro está se desdobrando para encontrar meios para financiar importantes projetos de infraestrutura, como são o caso das obras do PAC.

A obra se destaca por executar 477 quilômetros de canais em dois eixos de transferência de água com a construção de 4 túneis, 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios. O projeto vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas que moram em 390 municípios do Nordeste brasileiro e é uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do mundo.

Outras cinco do Programa de Aceleração do Crescimento também foram incluídas na lista elaborada pelo KPMG, são elas: Morar Carioca – comunidade sustentável, o Campo de Libra do Pré-Sal, o sistema de tratamento de esgoto do Recife, a Ferrovia Transcontinental e o Metrô da Linha 6 de São Paulo.

"É uma grande vitória do governo Dilma e a solução definitiva para convivência com a seca no Ceará e nos principais estados da região Nordeste. A conclusão da transposição do São Francisco é um indicativo que o Programa e Aceleração do Crescimento deu e sempre dará resultados", declarou o deputado José Guimarães (PT-CE).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A lista das obras é um relatório global que a empresa KPMG faz a cada dois anos. Foram criados quatro grupos para selecionar as obras mais importantes de acordo com sua complexidade, relevância para o país, viabilidade econômica e impacto na sociedade.

Para se chegar à lista final de 100 obras, foram convidados especialistas independentes dos Estados Unidos, China, Índia e Brasil, que formaram quatro juris para cada região avaliada. Após algumas rodadas de discussão dos júris, chegou-se à lista final de 100 empreendimentos.

Segundo o gerente da KPMG no Brasil, Maurício Endo, o Brasil retomou com vigor os investimentos em infraestrutura e tem feito boas iniciativas para financiar essas obras.

"O PAC é um indutor e realmente tem acelerado e beneficiado vários projetos de infraestrutura, inclusive alguns de parceria público-privada, aportando recursos na área de transporte urbano, por exemplo", afirma o consultor. "A infraestrutura é crucial para o crescimento das exportações e para o crescimento doméstico."

MARCO HISTÓRICO

O Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco é uma obra que data do período do Segundo Império, há mais de 100 anos. Mas só a partir da inclusão da obra no PAC, em 2007, é que ela realmente começou a andar.

Segundo o professor de Finanças da Universidade de Brasília (UnB), José Carneiro da Cunha, a Integração do São Francisco é uma das obras mais estratégicas em andamento no país, por atacar um problema antigo, que é o abastecimento de água no Nordeste.

Para ele, a maior obra hídrica em andamento no Brasil vai potencializar a produção agrícola e gerar melhores oportunidades de emprego. Além disso, cita cunha, pode gerar uma redução da pressão de expansão das fronteiras agrícolas na Amazônia, já que o projeto contribuirá para melhorar a qualidade do solo do semiárido por meio da irrigação.

"[Irão surgir também] novas atividades econômicas na região, reduzindo a necessidade de programas assistenciais, o que é muito bom", conclui.