20/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães: audiência com Cid Gomes para tratar de investimentos no Cariri

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) cumpre nesta terça-feira (20) uma intensa agenda política em Brasília (DF). Às 9h, Guimarães participa de audiência com o ministro da Pesca, Helder Barbalho (PMDB); às 10h, se reúne com o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, e, às 15h30, trata sobre investimentos do setor no Cariri e da aplicação piso nacional dos professores com o ministro da Educação, Cid Gomes.

Entre as propostas que serão apresentadas pelo parlamentar ao ministro da Educação estão a criação de uma faculdade de Medicina e a instalação de um hospital universitário no Crato. Guimarães ainda irá propor ao ministro a criação do Instituto Federal do Cariri (IFCA), pelo desmembramento do Instituto Federal do Ceará (IFCE), instalado na cidade-pólo do Cariri.

As demandas foram propostas por lideranças da região durante a Plenária Regional do Mandato. No último final de semana, mais 350 lideranças políticas, partidárias e sindicais de 24 municípios apresentaram sugestões para alavancar o desenvolvimento da região. O foco principal foi a Educação, incluindo aí a consolidação dos campi avançados da Universidade Federal do Cariri em Icó e Brejo Santo.

Atualmente, a UFCA dispõe de cinco campi universitários, incluindo a sede em Juazeiro do Norte e os campi de Barbalha e do Crato. As unidades em Icó e Brejo Santo funcionam provisoriamente em prédios públicos e aguardam a conclusão das obras das futuras instalações.

Piso dos professores

“É muito forte o compromisso da presidente Dilma ao estabelecer o lema ´Brasil, Pátria Educadora´ como marca do segundo governo dela, isso tem consequências e cria expectativas”, declarou Guimarães.

Na semana passada, o parlamentar debateu com o Sindicato Apeoc e o secretário de Educação, Maurício Holanda, a consolidação do piso nacional dos professores e reconheceu as dificuldades encontradas pelos municípios na aplicação da lei.

“A República precisa resolver de forma federativa os próprios problemas. Não dá para um ente jogar nas costas de outro a responsabilidade de aplicação do piso e todos eles precisam trabalhar para consolidar o piso, do município à União”, disse.