19/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Faculdade de Medicina no Crato é prioridade, afirma Guimarães

Nos próximos quatro anos, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) irá garantir a criação de um curso de Medicina no Crato. A meta foi traçada durante Plenária Regional do Mandato realizada no último sábado (17) no Hotel Iuá, em Juazeiro do Norte. O evento reuniu mais de 350 lideranças de 24 municípios que apresentaram demandas e ouviram do deputado as metas nas áreas de Educação, Infraestrutura e Desenvolvimento Regional.

Em dezembro passado, o município do Crato foi pré-selecionado para receber a faculdade de Medicina. No procedimento burocrático seguinte, de vistoria da equipe do Ministério da Educação, no entanto, veio a decepção: o município dispunha de 210 leitos hospitalares para realização da residência médica, enquanto o mínimo proposto pelo MEC é de 250.

De acordo com o prefeito Ronaldo Mattos, no ato de inscrição do projeto foram inclusos e discriminados leitos hospitalares em Juazeiro do Norte e Barbalha, cidades vizinhas que compõem a região do Crajubar. Na avaliação do ministério, no entanto, não poderiam ser inclusos aqueles leitos por estarem localizadas, mesmo que geograficamente próximos, em núcleos administrativos diferentes.

O próximo passo será recolocar a proposta num novo panorama. Através do deputado Guimarães será aberta uma mesa de diálogo com o ministro Cid Gomes e aprovados a inclusão de leitos hospitalares nos municípios de Caririaçu e Várzea Alegre. Os municípios, de acordo com o prefeito, corrigiriam a falha na inscrição do projeto.

“O que houve foi uma primeira vistoria, haverá outras e iremos desengavetar este sonho”, afiançou Guimarães.