13/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Nordeste será ponta de lança na eleição de Chinaglia à Presidência da Câmara

No que depender da bancada cearense, o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) voltará a ocupar a Presidência da Câmara. Nesta tarde, o candidato participou de audiência e almoço com o governador Camilo Santana e a bancada cearense no Palácio da Abolição. Dos 22 deputados federais eleitos em outubro passado, 17 confirmaram hoje o voto no petista. A eleição é no próximo dia 1º de fevereiro.

“O Nordeste será ponta de lança da vitória do Arlindo e é a solução, não só para o crescimento do Brasil, até para eleição do Presidente da Câmara”, avaliou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Segundo ele, Camilo Santana ainda pediu o empenho de Chinaglia em dois quesitos: na aprovação da redistribuição dos royalties do petróleo para todos os estados da União e na redefinição dos critérios de deliberação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Arlindo ainda assumiu com Guimarães o compromisso de criar uma comissão temática sobre Desenvolvimento Regional na Câmara dos Deputados.

A indicação da candidatura de Chinaglia obedece à tradição de que o maior partido em representação na Casa indique o próximo presidente. Nas últimas eleições, o PT elegeu 69 deputados federais, contra 66 do PMDB. Os dois integram a bancada de apoio à presidente Dilma Rousseff, ainda que divirjam quanto à chefia da Câmara Federal.

"Eu diria que quase todas as bancadas se dividem na eleição da Câmara. Ser da base não anula divergências. Ali não é votação na pessoa jurídica, é na pessoa física. Os deputados escolhem aquele que entendem ser o que vai conduzir melhor a Câmara. Vai haver divisão na base e na oposição também. É normal. A eleição na Câmara não é uma continuidade da disputa das eleições gerais", argumentou.

VIAGENS

Chinaglia cumpre intensa agenda política nas regiões Norte e Nordeste no início deste ano. Antes de visitar Fortaleza, o candidato esteve em Teresina (PI), onde foi recepcionado pelo governador Wellington Dias (PT) e a bancada piauiense com um café da manhã no Palácio Karnak. O petista paulista seguiu do Ceará direto para o Rio Grande do Norte e participará nos próximos dias compromissos em Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Bahia.

Ontem, o candidato esteve no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

CHINAGLIA

Arlindo Chinaglia (PT-SP) já ocupou a Presidência da Câmara no primeiro biênio do segundo governo Lula (2007-2009) e mais recentemente foi líder do governo Dilma na Câmara (2012-2014). Ele é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, se reelegeu pela quinta vez com 135.772 votos e está em seu sexto mandato consecutivo.