09/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Chignalia visita Fortaleza em busca de apoio da bancada cearense

À convite do deputado federal José Guimarães (PT-CE), o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) visita na próxima terça-feira (13) a cidade de Fortaleza. Chinaglia, que é pré-candidato à Presidência da Câmara desembarca às 11h e tem marcado na agenda audiência com o governador Camilo Santana (PT), às 11h30, e almoço com a bancada federal cearense, às 12h30.

Antes de visitar a capital cearense, o petista paulista deve visitar o Estado do Piauí, onde também se reúne com o governador Wellington Dias (PT) e a bancada piauiense. O próximo compromisso acontece à noite no Rio Grande do Norte. Estão programadas para os dias seguintes viagens à Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Maranhão.

A indicação da candidatura de Chinaglia obedece à tradição de que o maior partido em representação na Casa indique o próximo presidente e recebe apoio unânime da bancada petista. Nas últimas eleições, o PT elegeu 69 deputados federais, contra 66 do PMDB. Os dois integram a bancada de apoio à presidente Dilma Rousseff, ainda que divirjam quanto ao comando da Câmara Federal.

O principal adversário de Chinaglia deve ser o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que entrou por diversas vezes em rota de choque com a presidente Dilma Rousseff. Ainda não há definição formal de apoio da ampla maioria dos partidos com representatividade na Câmara, com isso se fortalece a tese de que o trabalho junto aos governadores fortalece as candidaturas à Presidência da Casa.

CHINAGLIA

Chinaglia já ocupou a Presidência da Câmara entre 2007 e 2009, ainda durante o governo Lula, foi líder do PT (2004-2005) e líder do governo Dilma na Câmara (2012-2014).

Chinaglia é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, se reelegeu pela quinta vez com 135.772 votos e está em seu sexto mandato consecutivo.