08/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães: Economia dominará o debate no Congresso Nacional

O debate em torno dos resultados da economia deve se manter no centro dos debates no Congresso Nacional. A afirmação é do deputado federal José Guimarães (PT-CE), cotado para assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Para ele, a retomada do crescimento e as próximas Medidas Prováveis enviadas pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional devem se tornar rapidamente o foco do debate a partir do próximo mês. “Eles [a oposição] querem que a presidente Dilma coloque as teses deles em prática, mas vamos governar com as teses que foram vitoriosas na eleição”, declarou o vice-presidente nacional do PT.

Guimarães ainda reforça o compromisso da presidente Dilma de manter a política de pleno emprego, as políticas sociais e os investimentos estruturantes. “Não faremos ajuste algum comprometendo renda ou emprego”, declarou.

É o que também pensa Joaquim Levy. Ao tomar posse do Ministério da Fazenda, Levy reafirmou a importância do equilíbrio fiscal e de ampliar as oportunidades ao povo brasileiro, em especial aos mais jovens. “A gente vai fazer as medidas necessárias no tempo e não esticar demais, na verdade, ajuda a, no fim, preservar empregos, e a rearrumar as coisas para recomeçar”, disse o novo ministro.

Sobre os rumores de que ele não teria afinidade com o restante do governo, ele explicou que existe um “núcleo comum de ideias, necessidade de ter uma solidez fiscal que, às vezes, pode ser um pouquinho esticada, um pouquinho experimentada”. Para ele, a simplificação de tributos, o fim da guerra fiscal entre os Estados com a reforma do ICMS deve estimular investimentos. “Nos próximos quatro anos, de uma forma ou de outra, nossa economia se transformará”, sentenciou.

(com informações as agências de notícias)