06/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Encontro dos Profetas da Chuva acontece nesta semana em Quixadá

Mesmo com todo avanço da tecnologia há ainda quem confie nos sinais da natureza quando o assunto é previsão meteorológica. E, como a quadra invernosa é uma das principais preocupações do agricultor cearense neste começo de ano, todos os olhares estarão voltados para o município de Quixadá, na região do Sertão Central, entre os dias 9 e 11 deste mês.

A cidade irá abrigar o XIX Encontro dos Profetas da Chuva. O evento, organizado pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, reunirá 30 profetas populares que, na ocasião, farão suas previsões sobre a próxima quadra chuvosa do Estado.

No primeiro dia, haverá encontro de violeiros e trovadores, na Fundação Cultural Rachel de Queiroz. No segundo dia, seminário sobre convivência com o semiárido, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com especialistas conferindo o debate. No último dia, os profetas, baseados em suas observações tendo a natureza como foco de estudos, divulgarão previsões.

Funceme

Sobre a quadra invernosa deste ano, há clima de divisão entre os profetas da chuva e há quem aposte na tese que a Funceme difunde: chuvas irregulares nas mais diversas regiões do Estado. Ou seja, água em algumas regiões e outras não, no geral, pouco de safra.

Embora no último sábado (3), 70 dos 184 municípios cearenses tenham registrado chuva, sendo que o volume de chuva na capital cearense de 148 mm, as primeiras previsões da Funceme apontam o período entre janeiro e maio deste ano deverá ser de chuvas abaixo da média históricas.

A previsão se baseia na ocorrência do fenômeno El Niño, que ocorre nas águas do Pacífico e influencia boa parte do tempo no mundo inteiro. Há cinco anos a região Nordeste convive com um período de estiagem prolongada.