05/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Joaquim Levy anuncia nova equipe econômica

O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou, ao assumir o cargo nesta segunda-feira (5), a nova equipe econômica do governo federal. De acordo com Levy, Jorge Rachid será o novo secretário da Receita Federal e Marcelo Santilli Barbosa, do Tesouro Nacional. Tarcísio Godoy assumirá o cargo de secretário-executivo do ministério.

Além disso, o secretário de Políticas Econômicas será Afonso Arinos Melo de Franco Neto e o secretário de Assuntos Internacionais, Luis Balduíno. A coordenação de Assuntos Financeiros será assumida por Carlos Barreto.

Os cargos de secretário de Acompanhamento Econômico, chefiado por Pablo Fonseca, e da Procuradoria-Geral, Adriana Queiroz, foram mantidos pelo novo ministro da Fazenda.

Ao receber o cargo, antes de Guido Mantega, Levy afirmou estar disposto a implementar as medidas necessárias para a retomada da economia brasileira. Para ele, a o equilíbrio fiscal é indispensável para ampliar as oportunidades ao povo brasileiro, em especial aos mais jovens.

“Temos confiança neste momento porque talvez nunca antes na nossa história em períodos democráticos tivemos a maturidade de fazer correções bem antes que uma crise econômica se instalasse”, disse o ministro.

Para o novo ministro da Fazenda, nas próximas semanas será possível adequar o orçamento deste ano às perspectivas de arrecadação da União. Ainda segundo Levy, as quaisquer alterações e ajustes em relação aos tributos deverão ser coerentes com a trajetória do gasto público.

“Não podemos procurar atalhos e benefícios que impliquem em redução acentuada de tributação para alguns segmentos, por mais atraentes que elas sejam, sem considerar os efeitos”, explicou o ministro.

Perfil – Joaquim Levy foi secretário do Tesouro Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006.

Antes de fazer parte da equipe de Lula, ele foi nomeado Secretário-Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, em 2000, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2001, Levy assumiu a função de economista-chefe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Levy é formado em Engenharia Naval e doutor em Economia pela Universidade de Chicago (EUA). Além disso, o ministro tem mestrado pela Fundação Getúlio Vargas e trabalhou, entre 1992 e 1999, no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entre 1999 e 2000, ele trabalhou no Banco Central Europeu como economista visitante. Levy também foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2006, por oito meses.

Em 2007, foi nomeado secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, durante gestão de Sérgio Cabral (PMDB). Antes de assumir o cargo de ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma, Levy atuava como diretor-superintendente do Bradesco Asset Management.