01/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Discurso de posse de Camilo Santana no Governo do Ceará

Meu querido povo do Ceará, Minha primeira palavra é de agradecimento.

Agradeço a Deus e aos cearenses que confiaram a mim e à minha vice-governadora, Izolda Cela, a missão de trabalharmos para buscar melhorar a vida de todos em nosso Estado.

Agradeço a todos aqueles que incansavelmente e cheios de sonhos empunharam bandeiras e vestiram a camisa de nosso projeto, que não tem outra finalidade senão ajudar principalmente àqueles que mais precisam.

Agradeço também a todos os cearenses que garantiram a reeleição da nossa presidenta Dilma Rousseff. O trabalho dela, assim como do ex-presidente Lula, faz o Brasil reduzir suas desigualdades e ampliar as oportunidades. O Nordeste e o nosso Ceará são provas de como nos últimos 12 anos a vida principalmente dos mais carentes melhorou muito.

Agradeço a todos os partidos, em especial ao meu partido, o Partido dos Trabalhadores, que tem em mim o seu primeiro governador. Todos se empenharam e fizeram nosso projeto chegar a todos os 184 municípios do Ceará.

Agradeço também a todos os prefeitos, especialmente meu amigo Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, e aos parlamentares, lideranças e secretários, que tiveram, estão tendo e terão papel fundamental para o desenvolvimento do Ceará. Agradeço a todos os movimentos sociais, homens e mulheres do campo e da cidade, que me apoiaram e que me ajudarão muito durante o governo.

Serei um governador de todos os cearenses, mas não poderia deixar de agradecer à minha terra, ao Cariri, que depositou em mim uma confiança especial. Sou o primeiro governador eleito democraticamente que nasceu no Cariri. Devo àquela terra, àquela gente, tudo o que sou hoje.

Agradeço à minha querida vice-governadora, Izolda Cela, que, assim como eu, sonha e trabalha por um Ceará mais justo.

Agradeço ao nosso mestre Ciro Gomes, que me mostrou como trilhar o caminho das pedras sem perder a coragem e a vontade de apenas se dedicar ao nosso povo.

Quero também fazer um agradecimento especial ao nosso governador Cid Gomes.

Seu trabalho, sua força e sua integridade fizeram o Ceará crescer e se desenvolver como nunca antes na história desse Estado. Por sua dedicação aos cearenses, terá pela frente um desafio gigantesco que é abraçar e melhorar a vida e a educação de todos os brasileiros. Não tenho dúvidas que será um grande ministro e que terá a oportunidade de trilhar caminhos ainda mais desafiadores para fazer do Brasil um país ainda melhor.

Seu legado me motiva a trabalhar ainda mais para o Ceará seguir avançando.

Muito obrigado, Cid!

Agradeço também de forma emocionada à minha família.

Meu pai, Eudoro, muito obrigado por seu exemplo, seus conselhos, por sua paciência e por todo seu trabalho dedicado à mim e ao Ceará. O senhor é um jovem de 78 anos que luta e sonha todos os dias para a construção de um mundo melhor para todos. Minha mãe, Ermengarda, muito obrigado, por seu carinho, compreensão e ternura que me ajudam a trilhar um caminho virtuoso e honesto e a trabalhar com amor ao próximo. Eles combinam como casal a intuição política e o afeto precioso.

Às minhas irmãs Andréa e Isabel, muito obrigado por me fazerem compreender melhor a realidade de nosso Ceará. Ao meu irmão Tiago, meu amigo e conselheiro, muito obrigado por todo seu empenho e dedicação. Seu conhecimento foi e será fundamental para que eu possa unir de forma eficiente todas as políticas de Cultura.

À minha esposa Onélia, muito obrigado por suas palavras, trabalho e dedicação nos momentos mais felizes e também nos mais difíceis. Você tem sido uma incrível companheira e terá um papel valioso de, com sua sensibilidade e humildade, me ajudar em diversas ações e decisões que tomarei nos próximos quatro anos.

Aos meus filhos, Pedro e Luísa, muito obrigado por, apesar da pouca idade, compreenderem minhas ausências e também me encherem de amor, beijos, abraços e histórias fantásticas a cada segundo que temos juntos. Papai ama muito vocês. Com apoio de vocês, certamente, todo o trabalho se torna mais fácil e prazeroso. Muito obrigado!

Minhas amigas, meus amigos,Não por acaso, fiz este agradecimento emocionado à minha família. Tenho a compreensão que no seio familiar é que encontramos as respostas para todos as nossas dúvidas e a coragem para seguir em frente. Quero unir as famílias cearenses para que juntos possamos avançar.

Quero dizer que a partir deste momento, tratarei a todos os cearenses como se fossem da minha família. Serão todos meus pais, mães, irmãos, irmãs, filhas e filhos.

Desejo poder conversar com aqueles mais experientes como se fossem meus pais, ouvindo seus conselhos e retribuindo a todo o trabalho, amor e dedicação que eles tiveram pelo nosso Ceará. Quero dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras como se fossem meus irmãos, sabendo escutar suas angústias, reclamações, orientações e podendo ajudá-los a superar seus desafios e inquietações. Quero também ouvir os mais jovens, para saber quais suas dificuldades e principalmente para não deixar de sonhar e trabalhar por um Ceará mais justo, pacífico e fraterno, para que nossas crianças possam desfrutar a vida com paz e harmonia.

Como tenho enfatizado durante toda minha carreira política, o diálogo com todos não é uma imposição, mas uma necessidade. Com diálogo aberto, franco e democrático com todos, tenho certeza que poderemos escrever um capítulo de muita prosperidade para o nosso querido Ceará.

Este diálogo deve se dar com todos os movimentos sociais e todos os setores da sociedade.

Também quero trabalhar em parceria com os poderes Judiciário e Legislativo e Ministério Público. Sem dúvida, quando todos trabalham juntos, todos são beneficiados.

Este trabalho, inclusive, nos ajudará a combater e evitar casos de corrupção. Não tolerarei e serei firme no combate àqueles que tentarem abusar dos recursos e da boa vontade do nosso povo.

Meus amigos, minhas amigas,

Ter a honra de ser governador do meu Estado, me enche de alegria, mas também de muita responsabilidade. Sei que temos muitos desafios a superar para fazer do Ceará um lugar melhor para se viver. Tenho certeza que para que tenhamos êxito, teremos que trabalhar muito, incansavelmente, dia e noite.

Tenho como uma das minhas principais metas, reduzir os índices de violência em nosso Estado. Vou trazer esta questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e, principalmente, gerar oportunidades para que as pessoas, em especial os mais jovens, não sejam seduzidas pelo crime. Vou, junto com minha vice Izolda, integrar as áreas do governo para atuar principalmente nos locais mais vulneráveis.

Outro grande desafio é na Saúde. Os cearenses merecem mais e melhor atendimento em todas as especialidades. Vamos construir mais dois hospitais no Interior, ampliar o número de UPAs e policlínicas e  trabalhar para que o acolhimento em cada uma das unidades do Estado seja melhor, com avaliações com os próprios usuários.

Tenho como meta, também, garantir segurança hídrica para nossa população, principalmente do Interior. Vou acompanhar diariamente o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas e vou trabalhar para que, mesmo com a seca que nos afeta há três anos, nenhum cearense deixe de ter água para seu consumo.

Na Educação, vamos ampliar ainda mais a rede de escolas profissionalizantes em tempo integral. Vamos  permanecer ajudando os municípios a melhorarem a qualidade do ensino na idade certa. Nesta área, minha vice Izolda, responsável pela significativa melhora da Educação em nosso Estado nos últimos anos, terá papel fundamental de supervisão, acompanhamento e proposição de melhorias.

Na Cultura, quero resgatar as raízes de nossa gente. Garantir que esta área dialogue com todas as secretarias e una projetos para desenvolver ainda mais nossas potencialidades.

Quero ampliar o programa Minha Casa, Minha vida e garantir moradia digna aos cearenses que mais precisam.

Acima de tudo, quero que o Ceará se desenvolva e cresça ainda mais. Hoje temos cerca de 4% da população brasileira, mas representamos apenas pouco mais de 2% do PIB nacional. Esta desigualdade só será enfrentada garantindo oportunidades para criação de empregos e qualificando nossos trabalhadores. Temos que realizar isso com atração de investimentos mas também garantindo aos nossos irmãos e irmãs a chance de construírem seus próprios projetos.

Todo este crescimento só será possível se for sustentável, levando em consideração o meio ambiente e as características sociais e regionais de nosso Estado.

Para ajudar em todas estas tarefas, foi realizada uma grande caravana para a confecção do nosso Plano de Governo. Pessoas de todas as regiões, de todas os setores, de todas as classes sociais, de todas as crenças, de todas as experiências, ajudaram a construir os sete principais pontos que devemos perseguir para garantirmos uma melhor qualidade de vida.

Os “sete cearás”, como ficou conhecido nosso plano de governo são: o Ceará Pacífico, o Sustentável, o de Oportunidades, o Democrático, o Acolhedor, o do Conhecimento, e o Saudável. No entanto, não é um plano fechado e acabado. Ao longo do governo, vamos dialogar ainda mais para aperfeiçoá-lo e para integrá-lo à vida de todos os cearenses.

Uma cópia de todo este trabalho está sendo entregue a todos que estão aqui hoje. Lembro também a todos que ainda hoje será disponibilizado no site do Governo do Estado um link com meus principais ompromissos para o Ceará seguir avançando.

Agora, uma palavra para a nova equipe que assume comigo a responsabilidade de governar o Ceará. Todos foram escolhidos por sua competência e potencialidade.  

Vocês, assim como eu, devem trabalhar diariamente para melhorar a vida de todos os cearenses. Lembrem-se: vocês não estão servindo a mim ou a um grupo político.

Nas suas mãos estão a vida de milhões de pessoas, idosos, trabalhadores, jovens e crianças.
Por isso, anuncio hoje que não vou distribuir foto minha para as repartições públicas. Os senhores e as senhoras terão em suas salas as fotos de nossos irmãos e irmãs cearenses de todo o Estado, para que sempre lembrem que é para eles e elas que vocês estão trabalhando.

Para encerrar, gostaria de me dirigir aos corações de todos os cearenses. Tenham em mim um pai, um irmão, um filho. Tenham em mim um amigo, um parceiro. Estarei sempre de portas abertas para todos, mas, acima de tudo, quero a confiança para que deixem suas portas e seus corações abertos para mim. Me ajudem a sonhar e trabalhar com coragem para melhorar a vida do nosso povo. Lutem comigo contra as dificuldades e me auxiliem a encontrar os melhores caminhos.
Tenham certeza, a vontade de acertar é grande.

Trabalharei muito para isso. No entanto, tudo só será possível se vocês estiverem ao meu lado.

Somente com a força, a paixão, o amor e a dedicação do  nosso povo, é que vamos conseguir seguir avançando.

Desejo a todos um feliz 2015!

Vamos ao trabalho!

Muito obrigado!