30/12/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Camilo anuncia novo secretariado

Após muita especulação, o governador eleito Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (29) a lista dos secretários que integrarão a nova gestão à frente do Governo do Ceará. A partir de 2015, o Estado contará com duas novas secretarias e uma única secretaria, a de Grandes Eventos Esportivos, será extinta. Os 26 nomes foram anunciados no período da tarde no Palácio da Abolição e os novos secretários tem a primeira audiência com Camilo já no dia 5 de janeiro.

A nova equipe só manteve do governo Cid Gomes o deputado estadual Mauro Filho, na secretaria da Fazenda, o secretário Maurício Holanda, na Educação, e Josbertini Clementino, no Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Danilo Serpa (Pros), da Chefia de Gabinete do governador Cid, vai para Secretaria de Relações Internacionais, o chefe da Casa Civil Arialdo Pinho migra para Secretaria de Turismo e o presidente da Cagece, André Facó, ascende para secretaria de Infraestrutura.

Entre os nomes do novo staff estão o atual deputado estadual Dedé Teixeira (PT), que passará a ocupar no próximo ano a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), e o deputado federal Artur Bruno (PT), que estará à frente da secretaria de Meio Ambiente. Nelson Martins (PT), hoje à frente da SDA, ocupará a Controladoria-Geral do Estado e o vereador Guilherme Sampaio (PT) a secretaria da Cultura.

Na avaliação do deputado federal José Guimarães (CE), que participou ativamente da formação do secretariado, o novo quadro do governo estadual “tem a cara do Camilo” e é um “time de primeira linha”, opinou através da página pessoal no Twitter. Na soma total, o partido manteve quatro secretarias e duplicará a bancada eleita para Assembleia Legislativa, passando de dois para quatro deputados.

Novo Quadro
A coalizão de partidos que elegeu o primeiro petista governador do Ceará também garantiu espaço na nova gestão ao senador Inácio Arruda (PC do B), que assume a secretaria de Ciência, Tecnologia em Educação (Secitece), ao deputado federal Padre Zé Linhares (PP), no Conselho de Educação, e ao deputado estadual Osmar Baquit (PSD), na Secretaria de Pesca e Apicultura. David Durand (PRB) assumirá a secretaria do Esporte, Ivo Gomes (Pros) a secretaria das Cidades e Miriam Sobreira (Pros) a Secretaria Especial de Política sobre Droga.

Foram escolhidos pelo quesito técnico o médico sanitarista Carlile Lavor, para secretaria da Saúde, Nicolle Barbosa, no Desenvolvimento Econômico, e o delegado da Polícia Federal, Delci Teixeira, para Secretaria de Segurança Pública, e o advogado Hélio Leitão, na Secretaria de Justiça e Cidadania.

Lista Completa
Secretaria da Saúde: médico sanitarista Carlile Lavor

Secretaria da Educação: atual secretário Maurício Holanda

Conselho de Educação: deputado federal Padre Zé Linhares (PP)

Secretaria de Infraestrutura: presidente da Cagece André Facó

Secretaria do Desenvolvimento Agrário: deputado estadual não reeleito Dedé Teixeira (PT)

Coordenadoria de Relações Institucionais se transforma em Secretaria de Relações Internacionais: atual chefe de gabinete do Governador Danilo Serpa (Pros)

Controladoria e Ouvidoria: deputado estadual Nelson Martins (PT)

Secretaria de Políticas sobre Drogas (Nova): deputada estadual Miriam Sobreira (Pros)

Secretaria do Meio Ambiente: deputado estadual Arthur Bruno (PT)

Secretaria de Cultura: vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT)

Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico se transforma em Secretaria: empresária e ex-presidente do CIC Nicolle Barbosa

Secretaria da Justiça e Cidadania: advogado Hélio Leitão

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social: atual secretário Josbertini Clementino

Secretaria do Esporte: eleito deputado estadual David Duran (PRB)

Secretaria de Recursos Hídricos: atual ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira

Secretaria de Ciência e Tecnologia: senador, derrotado para deputado federal, Inácio Arruda (PCdoB)

Secretaria da Pesca e Aquicultura: deputado estadual Osmar Baquit (PSD)

Casa Militar: Coronel Túlio Studart

Secretaria do Planejamento: engenheiro aeronáutico, mestre em Administração e doutorando em Economia Hugo Figueiredo

Secretaria de Cidades: deputado estadual Ivo Gomes

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social: delegado da Polícia Federal Delci Teixeira

Casa Civil: advogado, arquiteto e urbanista Alexandre Landim

Secretaria da Fazenda: deputado estadual, derrotado para o Senado, Mauro Filho (Pros)

Chefia de Gabinete do Governador: atual coordenador de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista

Secretaria do Turismo: atual chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho

Procuradoria-Geral do Estado: advogado e professor da Faculdade de Direito da UFC Juvêncio Viana