26/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Entrega de adutora para Canindé está prevista para daqui 30 dias

Canindé deverá receber até o final do próximo mês uma adutora para resolver o problema abastecimento d'água da cidade. Ao todo, o aqueduto que já está em construção terá 53 Km e beneficiará a sede de Canindé e várias comunidades rurais do município de Caridade. A obra do governo estadual está orçada em R$ 22.107.479.

O assunto veio à tona durante caminhada do deputado federal José Guimarães (PT-CE) pelas ruas do Centro da cidade na manhã deste sábado (23). Ao lado do prefeito Celso Crisóstomo e dos vereadores Edson da Pinheiro (PSC), Valdemar Filho (PT) e Rômulo Magalhães (Pros), Guimarães pediu o voto para a própria reeleição e o apoio para eleição de Coronel Bezerra (Pros) para Assembleia Legislativa.

Ao final da caminhada, o deputado federal, que é vice-presidente nacional do PT, inaugurou o comitê da coligação Para o Ceará Seguir Mudando, que apoia as candidaturas de Camilo para governador, Mauro senador e Dilma Rousseff presidente, e comentou o cenário político local. Além do prefeito, também participaram do evento.

"Os poderosos tentaram tirar o Celso na Justiça, mas aos olhos do lei tiveram que engolir que a vontade do povo é soberana”, comentou o candidato a deputado estadual. "Na hora do voto, a população de Canindé vai ser grata ao Lula, a Dilma e ao Cid e vai dar outra ´caçiboitada´ elegendo Camilo governador e Mauro Filho senador", completa Guimarães.

ADUTORA

A adutora de engate rápido partirá da comunidade de Pedras Pretas I, onde será instalada uma base de injeção para pressão. A água seguirá pelas localidades de Pedras Pretas II e Ramalhete, entrando em seguida no município de Paramoti, no povoado de Água Boa. Logo após, segue pelo Distrito de São Domingos, em Caridade, até chegar ao destino final, na cidade de Canindé.

O açude General Sampaio tem capacidade para 322.200.000 metros cúbicos e, atualmente, encontra-se com 7,3% de sua cota máxima. Segundo técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh), mesmo com essa situação, o reservatório terá condições de atender à demanda das cidades de General Sampaio, Apuiarés, Paramoti, Caridade e Canindé. A vazão será de 180 litros por segundo.

Depois de concluída a adutora de General Sampaio, Canindé será o único município do Ceará a ficar dotado de quatro adutoras e, assim, atender a todas as exigências humanas. Para que a previsão se confirme, no entanto, é preciso que haja sobrecarga hídrica nos reservatórios no próximo ano.