20/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Sisutec: Inscrições para vagas remanescentes terminam nesta quarta (20)

Agora é a vez do estudante que concluiu o ensino médio, mesmo que não tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrer a vagas remanescentes em cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

São centenas de vagas em cursos e escolas espalhados nas cinco regiões do País. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas on-line até esta quarta-feira (20). Os cursos também são gratuitos em todas as escolas que participam do sistema.

Nesta etapa de inscrições, o Ministério da Educação (MEC) recomenda atenção especial aos seguintes itens: para fazer a inscrição, basta ter o certificado do ensino médio; não é necessária a nota do Enem. A vaga é ocupada por ordem de inscrição e, depois de inscrito, o candidato tem dois dias para fazer a matrícula na escola onde vai fazer o curso técnico; quem não fizer a matrícula perde a vaga. Esta vaga retorna para o sistema.

Assim, o estudante que quer fazer um curso técnico deve se manter atento e consultar o sistema durante todo o processo de seleção. O candidato deve lembrar que a vaga é garantida com a matrícula. Se não fizer a matrícula, a vaga volta ao sistema para ser ocupada por outro estudante.

Catálogo

Para orientar os estudantes sobre os cursos técnicos – os conteúdos que serão estudados, o tempo de duração (de 800 horas a 1,2 mil horas), estágio, campo de trabalho, entre outras informações – o MEC criou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Abra o catálogo e conheça o curso antes de fazer a inscrição. As inscrições devem ser feitas na página do Sisutec na internet.

Fonte: Portal Brasil