12/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães destaca diálogo do governo petista com movimento das mulheres do campo

Para as mulheres camponesas, o 12 de agosto é o Dia de Luta contra a Violência no Campo e por Reforma Agrária. A data lembra o assassinato de Margarida Alves, em 1983, uma grande lutadora contra as injustiças no campo que foi morta em Alagoa Grande/PB, a mando dos fazendeiros interessados em continuar explorando as trabalhadoras e trabalhadores. Os assassinos continuam soltos, nem chegaram a ser julgados.

O assassinato da Irmã Dorothy Stang, agente da Comissão Pastoral da Terra e de outros sindicalistas escancarou para a sociedade brasileira a realidade de violência no campo. “O nosso governo tem tratado os trabalhadores rurais sem terra com respeito e procurado resolver os conflitos decorrentes de um país com a concentração fundiária como a que existe no Brasil pro meio de diálogo e não através da repressão como a que ocorreu nos governos anteriores”, declarou o deputado José Guimarães (PT-CE).

Nunca nos esqueceremos de Corumbiara e Eldorado dos Carajás e tampouco nos esqueceremos dos vários dirigentes sindicais rurais que caíram na luta pelo simples direito de buscar um lugar para viver”.

Agora é principalmente a situação da previdência social que preocupa. Perder os direitos já conquistados é uma grande violência contra os trabalhadores, principalmente contra as mulheres”, destaca Justina Cima, da direção nacional do Movimento de Mulheres Camponesas.

Está em discussão na Câmara Federal a reforma da Previdência Rural, onde algumas propostas colocam em risco a condição de seguradas/os especiais. Segundos dados do IPEA, se for implantado o sistema contributivo para os trabalhadores e trabalhadoras rurais estima-se que 77% deles não conseguirão acessar os direitos de aposentadoria, auxílio doença, acidente de trabalho e salário maternidade.

Neste dia 12 de agosto, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) organiza mobilizações em vários estados brasileiros, realizando encontros para estudo, caminhadas, panfleteações, atos públicos e audiências com o poder público, especialmente com representantes do INSS.