12/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães na bancada do NE: uma voz em defesa do nordestinos

No ano de 2012, em seu segundo mandato na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) assumiu a coordenação da bancada do Nordeste no Congresso Nacional, composta na época por 152 deputados e 27 senadores. O grupo parlamentar se destacou por diversas ações, dentre elas a capitalização do Banco do Nordeste e a construção de vários Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Contudo, as principais atuações da bancada estão relacionadas ao combate à seca e a renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais.

MP da Seca

Com a missão de pautar os temas de interesse da região e atender às necessidades mais urgentes do povo nordestino, Guimarães foi protagonista nos processos de avaliação da situação de estiagem e, em reunião com outros membros do colegiado, elaborou propostas emergenciais para a região, solicitando do Governo Dilma a execução de tais ações. Vale ressaltar a importante parceria realizada com o Ministério da Integração Nacional na luta pela melhor qualidade de vida do povo sertanejo.

Outra medida notória da bancada diz respeito ao processo de renegociação das dividas dos trabalhadores do setor rural.  Esta medida permitiu a agricultores que tinham perdido suas safras em decorrência da seca na região Nordeste, que tivessem as suas dívidas regularizadas, evitando que a economia local ficasse paralisada. A negociação permitiu, inclusive, o fim da execução das dívidas por parte dos bancos, que levaria à perda das propriedades pelos agricultores.

Valorização da Agricultura

A bancada do Nordeste, sob a liderança do deputado José Guimarães, atuou sempre no sentido de prover à população nordestina a atenção necessária para o enfrentamento das dificuldades inerentes ao semiárido e daqueles trabalhadores que retiram da terra o seu sustento.  O fortalecimento da agricultura não só representa melhorias para aqueles que dela vivem, mas também corrobora para o crescimento da economia do país, seja pela movimentação e consumo interno dos produtos do setor, ou mesmo através de sua exportação.