05/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães foi o grande articulador da criação da Universidade do Cariri

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) foi o principal articulador da criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Relator, em duas comissões, do Projeto de Lei 2208/11, que criou a UFCA, Guimarães teve seu texto final aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, sendo posteriormente sancionado pela presidente Dilma Rousseff, em abril de 2013.

Com isso, o campus universitário, antes extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhou autonomia, orçamento e estrutura próprios e se transformou num marco na história do Cariri.

Juazeiro do Norte recebeu a Reitoria da UFCA. Na terra do Padre Cícero funcionam nove cursos de graduação e um Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. No campus de Barbalha, funciona a faculdade de Medicina, enquanto o curso de Agronomia foi implantado no Crato.

Neste ano, os municípios de Icó e Brejo Santo também conquistaram suas unidades da UFCA e em breve outros dois equipamentos estarão em funcionamento, auxiliando na educação de centenas de jovens e gerando emprego e renda para a região e para o estado.

Com a criação da universidade do Cariri, o governo Dilma dá continuidade ao plano de expansão e interiorização do ensino superior, iniciado pelo presidente Lula, em 2003.