29/07/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo Dilma anuncia vencedor da licitação da Barragem Fronteiras

O Diário Oficial da União divulgou ontem (28) o consórcio vencedor do processo licitatório da Barragem Fronteiras. A licitante vencedora é o consórcio Galvão Engenharia S/A e EIT Construçoes S/A, com o valor global da proposta de R$ 170.994.759,24. A expectativa é que o contrato de obras seja assinado ainda nesta semana e a licença ambiental para instalação do canteiro de obras deve ser dada até o dia 10 de agosto.

A obra foi licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratação, o RDC, que foi aprovado à relatoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE). A partir da aprovação no Congresso Nacional da regra para as obras da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, o governo estendeu a nova modalidade licitatória para as obras do PAC 2, para construção de instituições penitenciárias e para obras nas áreas de Saúde e Educação.

A barragem terá capacidade de acumulação de 488 milhões de m³ em Crateús e deverá abastecer com água para consumo humano a sede da cidade e os distritos de Ibiapaba, Poty e Curral Velho, além de possibilitar a irrigação de 5 mil hectares, conforme prevê o projeto do Eixo de Integração da Ibiapaba. A construção da barragem será acompanhada de obras complementares, ações ambientais, atividades de desapropriação e remoção de famílias atingidas em quatro distritos de Crateús.

O lago da barragem inundará trechos da rodovia BR-226 e BR- 404/CE-189 com cerca de 14 Km e 20 Km, respectivamente, e 20 km da ferrovia que liga Fortaleza a Teresina. Os trechos de estrada e ferrovia serão relocados. O Diretor Geral recebe nesta segunda-feira o prefeito de Crateús, Mauro Soares, para tratar do assunto da obra.

A barragem Fronteiras vai represar o rio Poty. Sua capacidade de armazenagem é de 488 milhões de m³, com o potencial de irrigar seis mil hectares e beneficiará aproximadamente 100 mil pessoas, proporcionando uma melhor qualidade de vida dos habitantes, além de aquecer a economia da região. Essa barragem será a sexta maior do estado do Ceará.