21/07/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


CUT é a central sindical mais representativa de todo País

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou, na última sexta-feira (18), os índices de representatividade de cada Central Sindical referente a 2014. O índice foi apurado com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o dia 31 de dezembro de 2013.

De acordo com os índices de representatividade, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) registrou, com 34,39%, vindo em seguida a Força Sindical, com 12,59%; a União Geral dos Trabalhadores (UGT), com 11,92%; a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil  (CTB), com 9,33%; e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) com 8,01%.

Formada "irmandadamente" ao Partido dos Trabalhadores, a Central Única dos Trabalhadores é a principal entidade sindical em diálogo com o mandato do deputado federal José Guimarães (PT-CE). A ligação entre os dois é antiga e nasceu desde o início da trajetória política, ainda na década de 80. Além de participar dos principais eventos nacionais da entidade, Guimarães ainda possui um canal de diálogo direto com a entidade a nível estadual.

Durante o período em que esteve à frente da liderança do PT na Câmara, Guimarães recebeu diversas vezes representantes da Central Sindical e entidades que integram a CUT em seu Gabinete. Ajudou a aprovar o Plano de Valorização do Salário Mínimo, que indexa a variação do IPCA e o crescimento do PIB, a soma das riquezas produzidas pela nação, dos últimos dois anos ao crescimento do valor mínimo que deve ser pago a um empregado e também liderou a aprovação da MP dos Portos em permanente diálogo com os trabalhadores do setor portuário brasileiro.

"Por tudo que a CUT representa, este reconhecimento é mais do que justo. Construímos este símbolo nacional juntos e é com ele que quero dar continuidade ao meu mandato em Brasília. Por isso, parabéns CUT e os nossos aplausos ao trabalho que vocês desenvolvem com a base sindical e no tensionamento de questões relevantes com o governo Dilma Rousseff", declarou.

Centrais Sindicais

A relação das Centrais Sindicais que atendem aos requisitos da Lei, indicando seus índices de representatividade, é divulgada anualmente. A aferição da representatividade é prevista pela Lei nº 11.648, de 31 de março de 2008, que reconheceu as centrais sindicais como entidades de representação dos trabalhadores.

Cabe às Centrais Sindicais coordenar a representação dos trabalhadores e participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e espaços de diálogo social tripartite que discutam os interessem dos trabalhadores.

Para assumir essas atribuições, as entidades devem atender a requisitos mínimos:

  • Ter a filiação de pelo menos 100 sindicatos distribuídos nas cinco regiões do País;

  • Filiação em pelo menos três regiões de 20 sindicatos em cada uma;

  • Ter sindicatos filiados em cinco setores de atividades econômicas; e

  • Representar pelo menos 7% do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional.