20/07/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Datafolha: Dilma lidera com 36% e venceria no primeiro turno

A última pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta-feira (17) mostra que a presidente Dilma Rousseff lidera com 36% das intenções de voto dos brasileiros. Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo lugar, com 20% das intenções de voto e Eduardo Campos (PSB) em terceiro, 8%.

Pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%, ante 4% no início de julho. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) têm 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1% das intenções de voto. Como a soma de todos os adversários não alcançaria a votação da presidente, a Justiça Eleitoral garantiria a vitória na eleição presidencial num único turno.

 

Em comparação com o resultado geral do último levantamento, pouca coisa mudou desde o início da campanha eleitoral. A presidenta oscilou apenas dois pontos, Campos caiu um e Aécio se manteve. No levantamento da primeira semana de julho, a petista estava com 38%, em vez dos 36% de agora, Aécio Neves tinha os mesmos 20% e Campos alcançava 9%, em vez de 8%.

 

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve.


O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 233 municípios do País e foi realizado entre os dias 15 e 16 de julho, logo após o Brasil sediar a Copa do Mundo. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00219/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

 

A íntegra da pesquisa pode ser conferida aqui.

 

Segundo turno

 

Num eventual segundo turno, Dilma venceria contra os dois principais adversários segundo o levantamento publicado na Folha de S. Paulo e Rede Globo. Contra Aécio, Dilma tem 44% das intenções de voto e vantagem de quatro pontos percentuais, o que garantiria um empate técnico considerando a margem de erro. Brancos ou nulos, 10%. Não sabem ou não quiseram responder, 5%.

 

A vantagem é mais segura contra Eduardo Campos. Num segundo turno contra o pernambucano, a petista bateria o pernambucano por 45% contra 38%. Brancos ou nulos, 11%. Não sabem ou não quiseram responder, 6%.